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Estudo e optimização de passagens inferiores circulares pré-fabricadas

Author(s): Nunes, Joel Saraiva

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3467

Origin: uBibliorum

Subject(s): Passagem inferior circular - Construção; Passagem inferior circular - Betão pré-fabricado; Passagem inferior circular - Estrutura; Passagem inferior circular - Aduela de topo; Passagem inferior circular - Parede lateral; Passagem inferior circular - Aterro; Passagem inferior circular - Aspectos geotécnicos; Passagem inferior circular - Aspectos técnicos


Description

A predominância do transporte rodoviário a nível nacional, bem como a contínua necessidade de expansão de vias de comunicação, contribuíram veemente para a construção de um elevado número de obras de arte (pontes, viadutos, passagens hidráulicas e passagens inferiores, etc.). De todas estas infra-estruturas existentes, merece especial destaque as passagens inferiores, sobre as quais se debruça o presente trabalho. A aplicação do préfabricado nestas estruturas constitui uma técnica construtiva vantajosa, que tem estado em crescente expansão por toda a Europa. Dentro da gama de soluções imagináveis para este tipo de estruturas enterradas, os elementos em arco apresentam a grande vantagem de conseguirem tirar partido da interacção entre o esforço normal e a flexão. Assim, as passagens inferiores circulares em betão pré-fabricado devem ser feitas sob medida, onde cada elemento é dimensionado para atender aos requisitos de projecto. Para tal, a geometria de cada elemento deve ser optimizado de forma a minimizar a flexão, permitindo atingir a maior eficiência e economia possível. Além disso, o dimensionamento destas estruturas enterradas optimizadas deve ter também em conta determinados critérios que satisfaçam o transporte, a movimentação e a montagem, tornando-os eficazes. Neste trabalho são expostas as exigências fundamentais no que respeita à concepção, dimensionamento e execução de uma solução em arco de betão pré-fabricado para restabelecimento de vias de comunicação rodoviárias sob aterros. É considerado um modelo base como objecto de estudo na análise dos parâmetros relacionados ao comportamento estrutural destas construções. Esta solução inicial vai estar na origem de uma solução optimizada de acordo com os aspectos analisados ao longo do trabalho.

The predominance of road transport at national level and the continual requirements for expansion of roads, have as consequence in the construction for a large number of projects (bridges, viaducts, hydraulic culverts and culverts) on which leans the present thesis, arch culverts. The application of precast in these structures is a advantageous construction technique that has been in increasing expansion through the whole Europe. Within the range of conceivable solutions to this kind of buried structures, the arch elements have the large capacity of being able to take advantage of the interaction between axial force and bending moment. Thus, the precast concrete arch culverts are bespoke products with each arch being designed to suit particular project requirements. For this purpose, the geometry of each element must be optimized to minimize bending in order to help to achieve greater efficiency and economy as possible. Furthermore, the optimized design of these buried structures must also take into account some criteria that meet the transportation, handling and assembly, making them effective. This thesis presents the fundamental requirements concerning the conception, design and implementation of an arc solution of precast concrete for restoration of communication lines and roads in landfills. A base model is used that is being studied in the analysis of parameters related to the structural behaviour of these constructions. This initial solution will be the source of an optimal solution according to the aspects discussed during the work.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bernardo, Luís Filipe Almeida
Contributor(s) uBibliorum
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