Document details

Técnicas de conservação e de reabilitação para pequenas reparações de pavimentos rodoviários

Author(s): Almeida, Luís Carlos de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3491

Origin: uBibliorum

Subject(s): Pavimentos rodoviários; Reparação de pavimentos rodoviários - Fichas de reparação; Reparação de pavimentos rodoviários - Fendas; Reparação de pavimentos rodoviários - Covas


Description

A rede rodoviária nacional portuguesa encontra-se praticamente construída na sua totalidade, sendo constituída essencialmente por pavimentos do tipo flexível. A reabilitação e conservação desses pavimentos é por isso cada vez mais uma preocupação atual, devendo a seleção do processo de reabilitação e conservação ser realizada segundo aspetos de ordem técnica, económica e ambiental. Ao longo do seu ciclo de vida, um pavimento rodoviário é solicitado petas ações do clima e do tráfego, as quais contribuem para uma diminuição progressiva da qualidade das características mecânicas e funcionais dos materiais que o constituem. Normalmente, essas solicitações contribuem para o aparecimento de patologias, as quais afetam a segurança e a comodidade em termos de circulação rodoviária. Assim, é fundamental garantir o controlo das degradações dos pavimentos, avaliando ao longo do tempo a sua evolução. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo contribuir para a definição de procedimentos que permitam orientar os trabalhos de conservação corrente para pequenas reparações de pavimentos rodoviários, focando-se nos casos das reparações de fendas e covas em pavimentos flexíveis. Para esse efeito foram elaboradas fichas de reparação com a descrição dos procedimentos a seguir em obra no tratamento das degradações do tipo fendas e covas. Estas fichas têm por finalidade apoiar a realização das reparações de forma a garantir: uma maior qualidade da reparação que permita aumentar o período de vida do pavimento e retardar uma intervenção mais profunda e a segurança de operários e utentes da estrada. O documento pretende ainda contribuir para combater a falta de documentação orientadora neste tema a nível nacional.

The Portuguese national road network is targety constructed and is composed essentiatly af flexible pavements. The rehabilitation and maintenance af these pavement is more and more a current concern, being the selection process af rehabilitation and maintenance to be made according to technical, economic and environmental aspects. Along its life cycle, a pavement road is requested by environmental and traffie actions, what contribute to a progressive decrease in quality af the mechanical and functional characteristics af the materiais that constitute the pavement. Normally, these actions contribute to the appearance af pathologies on the pavements, which affect the safety and commodity af the road traffie. 50, it is essential to ensure the control of degradatian of pavements aver time by evaluating their evalutian. The wark presented aims to contribute to the definitian af procedures to guide current maintenance warks for the repair af small problems, focusing an the cases af cracks and hales repairs in ftexible pavements. To that effect good practice repair sheets were prepared with the descriptian af the main steps to fallaw in the treatment af cracks and hales pavement degradatians. These repair sheets are intended to suppart the repairs warks to ensure: a higher quality af the repair in arder to atlaw an increase af the pavement tife and the delay af amare deep maintenance, as well as the safety af warkers and raad users. The document alsa intends to help address the lack af natianal guide documentatian in this topic.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Bertha Maria Batista dos
Contributor(s) uBibliorum
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