Author(s): Alexandre, André Vicente
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3566
Origin: uBibliorum
Subject(s): Sistema rodoviário; Sinistralidade rodoviário; Segurança rodoviária; Acalmia de tráfego - Proposta de intervenção
Author(s): Alexandre, André Vicente
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3566
Origin: uBibliorum
Subject(s): Sistema rodoviário; Sinistralidade rodoviário; Segurança rodoviária; Acalmia de tráfego - Proposta de intervenção
O sistema rodoviário desempenha actualmente um papel importante na mobilidade da sociedade, mas também apresenta consequências negativas em termos sociais e económicos resultantes dos acidentes/sinistralidade rodoviária, de tal forma que urge reduzir estas mesmas consequências nefastas para a sociedade. As medidas de acalmia de tráfego fazem parte de um leque de medidas para a redução da sinistralidade rodoviária. A implementação de medidas de acalmia de tráfego no sistema rodoviário tem como objectivos a diminuição da velocidade e do volume de tráfego, permitindo deste modo reduzir o número de acidentes, bem como a gravidade dos mesmos. Ao longo deste estudo são abordadas as diferentes possibilidades de implementação de medidas de acalmia de tráfego, bem como os seus impactos, vantagens e desvantagens, na redução da sinistralidade rodoviária em meio urbano. O trabalho apresenta ainda, para um conjunto de casos reais correspondentes a locais identificados como sensíveis em termos de sinistralidade, na cidade da Covilhã, propostas de intervenção com recurso a técnicas de acalmia de tráfego.
Nowadays the road system plays an important part in the mobility of society, but it also presents negative social and economical consequences resulting from road accidents, in a way that it urges to diminish these consequences. The traffic calming measures are a part of a range of measures to decrease road accidents. The implementation of these measures is intended to reduce the speed and traffic volume, and therefore the number of accidents, as well as their gravity. Along this study different possibilities of traffic calming measures are addressed, as well as their advantages and disadvantages and their impact in decreasing road accidents in urban context. This work also presents, for a set of real places located in Covilhã and considered sensitive in terms of road accidents, intervention proposals using traffic calming techniques.