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Optimização técnico-económica de betões auto-compactáveis

Author(s): Franco, Rui Miguel Calaça

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3575

Origin: uBibliorum

Subject(s): Betão auto-compactável; Betão auto-compactável - Propriedades; Betão auto-compactável - Optimização técnico-económica


Description

O presente estudo pretende optimizar misturas de betões auto-compactáveis tendo por base o método proposto por Nepomuceno. Esta optimização é conseguida através do aumento do volume de agregados grossos e consequentemente da redução do volume de materiais finos, para situações em que a densidade de armaduras é inferior. Desta forma reduz-se o custo de produção dos betões auto-compactáveis tornando-os mais competitivos face aos betões convencionais. Neste trabalho foram revistos alguns dos principais métodos de estudo da composição de betões auto-compactáveis, nomeadamente, os métodos propostos por Okamura, JSCE, CBI e Nepomuceno. Para determinar as composições das misturas utilizou-se o método proposto por Nepomuceno. Todos os parâmetros das argamassas e dos betões foram determinados utilizando as correlações que Nepomuceno desenvolveu na sua Tese de Doutoramento, tendo em vista um betão com resistência média à compressão de 55 MPa em cubos de 150 mm de aresta. Para averiguar a auto-compactabilidade dos betões, utilizou-se o ensaio da “Caixa-L”, para o qual foram produzidas duas novas restrições em relação à metodologia utilizada por Nepomuceno, com diferentes espaçamentos entre varões. Deste modo foi possível optimizar o volume de agregados grossos para cada restrição, cumprindo sempre o requisito de autocompactabilidade na “Caixa-L” (H2/H1≥0,8).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nepomuceno, Miguel Costa Santos
Contributor(s) uBibliorum
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