Author(s):
Fernandes, Bruno Miguel Barata
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3581
Origin: uBibliorum
Subject(s): Tráfego urbano - Planeamento; Planeamento urbano - Mobilidade; Mobilidade automóvel - Meio urbano; Mobilidade urbana; Mobilidade pedonal - Meio urbano; Espaços pedonais - Meio urbano
Description
Os acidentes rodoviários são uma das principais causas das mortes violentas em Portugal. Com esta dissertação, pretende-se, com a introdução de técnicas simples de Engenharia de Tráfego, aumentar a qualidade do desenho urbano das cidades, de forma a que estas vejam as suas condições de circulação e mobilidades melhoradas. Para tal, estruturou-se o trabalho, dividindo-o em cinco partes principais: 1 – Introdução; 2 – Sistema Pedonal; 3 – Infra-estrutura Rodoviária; 4 – Casos Práticos; 5 - Conclusão. Os capítulos 2 e 3 apresentam boas regras de dimensionamento e manutenção das vias de comunicação, principalmente em meio urbano, do ponto de vista da engenharia rodoviária, centrando-se o capítulo 2 no sistema pedonal e o capítulo 3 na infra-estrutura rodoviária. No quarto capítulo apresentam-se os casos de estudo em meio urbano na cidade da Covilhã, onde se encontraram deficiências de dimensionamento que afectam a mobilidade e/ou a segurança pedonal e rodoviária e onde se propõe soluções que minorem os problemas detectados baseadas nos princípios de dimensionamento estudados nos anteriores capítulos.
Road accidents are a major cause of violent deaths in Portugal. With this dissertation, it is intended, with the introduction of simple techniques for Traffic Engineering, to increase the quality of urban design of cities, so that they see their conditions improved circulation and mobility. To this end, the work was structured by dividing it into five main parts: 1 - Introduction 2 - Pedestrian System 3 - Road Infrastructure; 4 - Case Studies, 5 - Conclusion. Chapters 2 and 3 provide good design rules and maintenance of roads, mainly in urban areas, from the standpoint of road engineering, focusing on the pedestrian system in Chapter 2 and Chapter 3 on the road infrastructure. The fourth chapter presents the case studies in urban areas in the city of Covilhã, where they met design deficiencies that affect mobility and / or pedestrian safety and road and where it proposes solutions to reduce the problems identified based on the principles of design studied in previous chapters.