Author(s):
Gomes, António Augusto Alves Machado
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/3599
Origin: uBibliorum
Subject(s): Vazio urbano - Bairro residencial; Vazio urbano - Projecto de intervenção urbana; Vazio urbano - Requalificação de espaços; Vazio urbano - Estratégias de resolução
Description
Neste trabalho é desenvolvido um estudo sobre uma nova proposta de desenho urbano na cidade da Covilhã. Intitulada de vazio urbano a bairro residencial, projecto de intervenção entre os ramais da estação, esta dissertação pretende apresentar uma proposta de intervenção urbana num espaço de “vazio urbano” numa zona consolidada da cidade da Covilhã, localizada entre os Ramais da Estação as vias que no final do séc. XIX com a chegada do caminho-de-ferro à cidade, estabeleciam a ligação entre a Estação e a manha urbana. O principal objectivo desta dissertação é transformar um vazio urbano num espaço predominantemente residencial de baixa densidade. A área em estudo, um espaço com cerca de 4 hectares compreendido entre a rua Mateus Fernandes a nascente e o centro de emprego a poente localiza-se pois entre os antigos ramais(a norte e a sul) de acesso a Estação e foi ficando expectante à medida que a cidade se desenvolvia. Quase não existem edifícios no local, cujo relevo acompanhando a encosta proporciona uma vista panorâmica sobre o bairro da Estação. Sendo actualmente um vazio urbano encontra-se contudo numa zona privilegiada da cidade estando dotada de generalidade das infra-estruturas urbanas, facilitando futuras acções de edificação e urbanização. Contrariando o modelo da expansão urbana em prol da cidade compacta pretende-se assim tornar este espaço num bairro residencial.
In this work we develop a study about a new proposal for urban design in the city of Covilhã. Entitled from urban void to residential neighbourhood, intervention project among the paths of the rail station, this paper intends to present a proposal for urban intervention in “urban void” a consolidated area in the city of Covilhã, located between the paths of the rail station, path that in the end of XIX century whit the arrival of the railway to the city established the connection between the station and the city. The main objective of this dissertation is to transform an urban void into a predominantly low density residential area. The study area a space of about 4 hectares between the streets of Mateus Fernandes in the east, and the employment center in the west is located between the old paths (north and south) to access the station and became expectant place as the city grew. There are almost no buildings on the site, whose relief following the slope provides a panoramic view of the station neighbourhood. Being now an urban void is however a privileged area of the city equipped whit most of urban infrastructure, facilitating future actions of urban development. Contrary to the urban expansion model and in favour of compact city we intend to make this area a residential neighbourhood.