Document details

Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto

Author(s): Gil, Maria Helena Gonçalves

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5702

Origin: uBibliorum

Subject(s): Alunos; Contexto Escolar; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Estágio Pedagógico; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Capítulo 1 O estágio pedagógico é um processo fundamental no Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, o qual nos possibilita colocar em prática todos os métodos e técnicas aprendidas anteriormente, através do contato com a realidade do contexto escolar e com toda a comunidade envolvente. Neste relatório é apresentado todo o decurso do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2013-2014. A amostra envolvente no estágio pedagógico foram três turmas (10º, 11º e 12º ano), com idades entre os 15 e os 17 anos. Para além da caraterização da Escola e da amostra, é descrito neste relatório todo o processo de lecionação e planeamento, bem como uma sua reflexão. É ainda possível encontrar neste trabalho todas as funções desempenhadas e trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo quer na Direção de Turma quer no Desporto Escolar. Por fim, mencionamos também neste trabalho todas as atividades não letivas, quer aquelas que foram organizadas especificamente pelo grupo de estágio quer aquelas que foram organizadas por outros membros mas nas quais intervimos de algum modo. Em suma, a vivência deste Estágio Pedagógico permitiu-me adquirir competências práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo destes anos de aprendizagem, sendo que este Estágio Pedagógico foi uma mais-valia na minha formação. Capítulo 2 O objetivo deste estudo passa por verificar o efeito da ordem de execução do treino de resistência e de força sobre o desenvolvimento da condição física dos alunos, com a finalidade de verificar como podemos ser mais eficazes no treino da condição física dos alunos durante as aulas de Educação Física. Neste estudo participaram um total de 31 alunos do género masculino (entre os 16 e 18 anos), sendo que 8 pertenciam ao grupo de controlo, 12 pertenciam ao grupo 1 e 11 pertenciam ao grupo 2. O grupo experimental foi submetido a 10 semanas de treino de força e de resistência (alteração dos 19 minutos iniciais das aulas), sendo que o grupo 1 treinava resistência seguido de força e o grupo 2 vice-versa. Para avaliarmos os efeitos de treino nos sujeitos, estes foram submetidos a três momentos de avaliação, nos quais foram aplicados o teste de vaivém, extensões de braços, lançamentos de bolas medicinais de 1kg, 3kg e 5kg, salto vertical, salto horizontal e sprint 20m. Em termos estatísticos foram utilizadas médias e desvios-padrão, e os testes não paramétricos de Friedman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados deste estudo revelaram que apenas os grupos sujeitos ao plano de treino apresentaram melhorias significativas no seu desempenho, apresentando um nível de significância de p<0,01, sendo que o grupo de controlo não apresentou qualquer melhoria. Em termos de efeitos de treino, o grupo 1 e 2 apresentaram melhorias percentuais de desempenho significativos, sendo que o grupo de controlo não apresentou melhorias percentuais de desempenho. Com este estudo podemos concluir que independentemente da ordem de aplicação dos exercícios, 19 minutos de treino de força e resistência aplicados duas vezes por semana no início das aulas de Educação Física é suficiente para contribuir significativamente para a melhoria da condição física dos alunos.

Chapter 1 The teacher training is a fundamental process in the Master of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, which enables us to put into practice all the methods and techniques previously learned through contact with the reality of the school context and the entire surrounding community. In this report throughout the course of the teacher training in Frei Heitor Pinto School presented in the school year 2013-2014. The sample engaging in practicum were three classes (10th, 11th and 12th grade), aged between 15 and 17 years. Apart from school and characterization of the sample is whole process described herein throughout the teaching process and planning, as well as its reflection. You can still find this all work performed and work throughout the school year and in the Direction of Class functions or on School Sports. Finally, this paper also mentioned all the non teaching activities or those that were specifically organized by group stage whether those were organized by other members but in which we intervene somehow. In short, the experience of this Teacher Training allowed me to acquire practical skills that complement the theoretical knowledge acquired in these years of learning, and this Teacher Training has been an asset in my formation. Chapter 2 The objective of this study is to assess the effect of the order of execution of endurance and resistance training on the development of the physical condition of the students, in order to see how we can be more effective in training the physical condition of students during school Education Physics. This study involved a total of 31 students were male (between 16 and 18 years), and 8 belonged to the control group, 12 belonged to group 1 and 11 belonged to group 2. The experimental group underwent 10 weeks of endurance and resistance training and (change from baseline 19 minutes classes), while group 1 was training followed by endurance and resistance training and group 2 vice-versa. To evaluate the effects of training in the subject, they underwent three assessments, in which the test shuttle, extended arms, releases medicine balls 1kg, 3kg and 5kg, countermovement jump, standing long jump and 20m sprint were applied. In statistical terms means and standard deviations, and the nonparametric Friedman, Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests were used. The results of this study revealed that only the groups subject to the workout plan showed significant improvements in performance, with a significance level of p <0.01, whereas the control group showed no improvement. In terms of training purposes, groups 1 and 2 showed significant percentage gains in performance, whereas the control group showed no percentage performance improvements. With this study we can conclude that regardless of the order of application of exercises, 19 minutes of endurance and resistance training applied twice a week at the beginning of the Physical Education classes is sufficient to contribute significantly to improving the physical condition of students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Júlio Manuel Cardoso
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo