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Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto

Author(s): Sousa, António Carlos Bettencourt

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/5703

Origin: uBibliorum

Subject(s): Alunos; Educação Física; Ensino-Aprendiagem; Estágio Pedagógico; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Capítulo 1. O Estágio Pedagógico em Educação Física, visa complementar a formação académica, integrando o Estagiário numa situação única de formação e acompanhamento que enriquecerá a prática profissional futura. Assim sendo, deve ser encarado como uma oportunidade única e proveitosa para a minha formação, na medida em que poderei aplicar todo o conhecimento adquirido até então, no contexto escolar. A amostra do grupo de estágio é composta por três turmas, todas pertencentes ao ensino secundário, uma do 10º ano (10ºC e 10ºD), uma do 11º ano (11ºB e 11ºD) e uma do 12º ano (12ºC). Convém realçar que as turmas do 10ºC e 10ºD estavam juntas, bem como as turmas do 11º B e 11ºD nas aulas de Educação Física. Ao longo deste relatório é descrito os objetivos, individuais, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto e do grupo de Educação Física, seguindo-se com a metodologia, onde se abarca a caracterização da escola e a lecionação. No item da lecionação inclui-se a caracterização da amostra, o planeamento para cada turma, assim como, a reflexão da lecionação. Ainda na metodologia insere-se os recursos humanos e materiais, à direção de turma, às atividades não letivas, do grupo disciplinar, e do grupo de estágio. Por fim, uma reflexão sobre a metodologia utilizada, bem como, as considerações finais. Em suma, o estágio de uma forma geral permitiu conhecer a realidade do contexto de trabalho que um futuro profissional irá encontrar e permitiu ainda aprender como se trabalha nesse contexto utilizando formas eficientes de intervenção pedagógica que beneficiem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Capítulo 2. O objetivo deste estudo passa por verificar o efeito da ordem de execução do treino de resistência e de força sobre o desenvolvimento da condição física dos alunos, com a finalidade de verificar como podemos ser mais eficazes no treino da condição física dos alunos durante as aulas de Educação Física. Neste estudo participaram um total de 31 alunos do género masculino (entre os 16 e 18 anos), sendo que 8 pertenciam ao grupo de controlo, 12 pertenciam ao grupo 1 e 11 pertenciam ao grupo 2. O grupo experimental foi submetido a 10 semanas de treino de força e de resistência (alteração dos 19 minutos iniciais das aulas), sendo que o grupo 1 treinava resistência seguido de força e o grupo 2 vice-versa. Para avaliarmos os efeitos de treino nos sujeitos, estes foram submetidos a três momentos de avaliação, nos quais foram aplicados o teste de vaivém, extensões de braços, lançamentos de bolas medicinais de 1kg, 3kg e 5kg, salto vertical, salto horizontal e sprint 20m. Em termos estatísticos foram utilizadas médias e desvios-padrão, e os testes não paramétricos de Friedman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados deste estudo revelaram que apenas os grupos sujeitos ao plano de treino apresentaram melhorias significativas no seu desempenho, apresentando um nível de significância de p<0,01, sendo que o grupo de controlo não apresentou qualquer melhoria. Em termos de efeitos de treino, o grupo 1 e 2 apresentaram melhorias percentuais de desempenho significativos, sendo que o grupo de controlo não apresentou melhorias percentuais de desempenho. Com este estudo podemos concluir que independentemente da ordem de aplicação dos exercícios, 19 minutos de treino de força e resistência aplicados duas vezes por semana no início das aulas de Educação Física é suficiente para contribuir significativamente para a melhoria da condição física dos alunos.

Chapter 1. The Teaching Internship in Physical Education, is designed to complement the academic training, the Trainee integrating a unique situation for training and monitoring will enrich future professional practice. Therefore, it should be seen as a unique and profitable opportunity for my training, to the extent that I can apply all the knowledge gained so far in the school context. The sample group stage consists of three classes, all belonging to the secondary school, one year 10 (10 º C and 10 D), one year 11 (11 B and 11 D) and 12th grade (12 º C). It should be emphasized that the classes of 10 º C and 10 D were together, as well as the classes of the 11 B and 11 D in Physical Education classes. Throughout this report describes the goals, the individual, the Frei Heitor Pinto and Secondary School Physical Education group, followed by the methodology, where it covers the characterization and lecionação school. In lecionação item includes the characterization of the sample, the planning for each class, as well as the reflection of lecionação. Although the methodology is part of the human and material resources, the direction of class, non-teaching activities, the subject group, and the group stage. Finally, a reflection on the methodology used and the final considerations. In short, the stage in general allowed to know the reality of the workplace to a professional future will find and also allowed to learn how to work in this context using efficient forms of pedagogical intervention to enjoy the process of teaching and student learning. Chapter 2. The objective of this study is to assess the effect of the order of execution of endurance and resistance training on the development of the physical condition of the students, in order to see how we can be more effective in training the physical condition of students during school Education Physics. This study involved a total of 31 (between 16 and 18 years), and 10 belonged to the control group, 24 belonged to group 1 and 22 belonged to group 2. The experimental group underwent 10 weeks of endurance and resistance training and (change from baseline 19 minutes classes), while group 1 was training followed by endurance and resistance training and group 2 vice-versa. To evaluate the effects of training in the subject, they underwent three assessments, in which the test shuttle, extended arms, releases medicine balls 1kg, 3kg and 5kg, countermovement jump, standing long jump and 20m sprint were applied. In statistical terms means and standard deviations, and the nonparametric Friedman, Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests were used. The results of this study revealed that only the groups subject to the workout plan showed significant improvements in performance, with a significance level of p <0.01, whereas the control group showed no improvement. In terms of training purposes, groups 1 and 2 showed significant percentage gains in performance, whereas the control group showed no percentage performance improvements. With this study we can conclude that regardless of the order of application of exercises, 19 minutes of endurance and resistance training applied twice a week at the beginning of the Physical Education classes is sufficient to contribute significantly to improving the physical condition of students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Júlio Manuel Cardoso
Contributor(s) uBibliorum
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