Author(s):
Fernandes, Levi Gonçalves Reina Amaral
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/921
Origin: uBibliorum
Subject(s): Hábitos alimentares - Alunos de medicina; Hábitos alimentares - Alunos de medicina - Imagem corporal; Alimentação saudável - Estilo de vida saudável - Alunos de medicina
Description
Introdução: Na vida de um estudante, a entrada na universidade é provavelmente um dos passos mais grandiosos e que mais influenciará o seu futuro. Esta transição adquire relevada importância visto muitas vezes ser acompanhada de uma mudança radical de ambiente, em que o estudante sai de casa, se “desprende” da família e de uma rede de social já estabelecida. Neste novo ambiente, o estudante tem de se adaptar, desenvolver novas capacidades e lidar com uma maior autonomia e independência de que agora dispõe. Um dos grandes desafios que surge relaciona-se com a gestão da sua alimentação. Sem o apoio logístico familiar que possuíam, torna-se mais difícil iniciar esta nova etapa das suas vidas com uma alimentação correcta e equilibrada. Assim sendo, o primeiro ano da faculdade é um período crítico que acarreta um elevado risco de má nutrição para estes adultos-jovens. Vários factores estão implicados neste processo, nomeadamente a alteração dos hábitos alimentares e da prática de exercício físico, o aumento do consumo de álcool e tabaco. Associado a isso, a pressão social a que estão sujeitos faz com que a imagem corporal adquira uma nova dimensão nas suas vidas, sendo por isso relevante perceber que ideia é que estes têm de “Corpo real/ideal” e se esta difere entre o primeiro e o sexto ano da universidade. Objectivo: Comparar a as diferenças nos hábitos alimentares/estilo de vida entre os estudantes do 1º e do 6º ano do Curso de Medicina da Universidade da Beira Interior e ter noção da percepção que estes têm de “Corpo real/ideal”. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo correlacional transversal para o qual foi construído um questionário anónimo e de auto-resposta (com recurso ao software “LimeSurvey®”), que foi enviado para a mailing list dos alunos do 1º e do 6º ano do curso de Medicina da Universidade da Beira Interior. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas para a maioria das categorias de hábitos alimentares e estilo de vida seleccionadas nem para a percepção/imagem corporal, entre os alunos do 1º e do 6º ano do curso de Medicina da Universidade da Beira Interior. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que não vão ocorrer grandes modificações nos hábitos alimentares, estilo de vida e percepção corporal num aluno, ao longo do seu percurso pela Universidade.
Background: In a student’s life, getting in the university is probably one of the greatest steps which will influence his future. This transition acquires relevant importance as if often demands a complete change of his social context, since the student has to leave his home, leaving behind his family and friends. By then, the student has to adjust himself to a new reality, develop new abilities and skills, and deal with a more independent and autonomous lifestyle. One of the greatest challenges has to do with their eating habits. Without the family support they used to have, it becomes harder to have a balanced diet at this stage of their lives. Therefore, the first year at the university is considered a critical period which can lead to a high risk of bad nutrition among these young people. Many factors are implied in this process, as for example, the change of their eating habits and the practice of sports, as well as the rise of alcohol and tobacco consumption. Besides, the social pressure which they are subjected to, makes their physical appearance acquire a new dimension in their lives, that’s why it becomes so relevant to understand the way they conceive their self-image and the ideal body and if it is any different between the students of the 1 st and the 6th year at the university of Medical Course of Beira Interior. Objective: Comparing the differences of the eating habits/student’s lifestyle between the 1st and the 6th year at the university of Medical Course of Beira Interior, and being acquainted with the real meaning of the “Real/Ideal body”. Methods: It was realized a multi study with an anonymous and self response quiz (using the software “Lime Survey® ”), which was sent to the students’ mail list of the 1st and the 6th year at the university of Medical Course of Beira Interior. Results: There weren’t found many statistically significant differences between the two groups (the 1st and the 6th year students), referring to eating habits, lifestyle and body perception. Conclusion: The results obtained suggest that there aren’t going to occur many changes in the eating habits, lifestyle and body perception in the students’ life throughout the University.