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Atleta Real x Atleta de Papel : A perspectiva individual dos atletas paralímpicos e sua representação na mídia impressa

Author(s): Figueiredo, Tatiane Hilgemberg

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Representation; Paralympic Athletes; Press Coverage; Cobertura da Mídia Impressa; Comunicação Social; Representação; Atletas paralímpicos; CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO


Description

Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:45:19Z No. of bitstreams: 1 Tese_Tatiane Hilgemberg.pdf: 2549547 bytes, checksum: cab27db03913e85b56532525c722a873 (MD5)

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The contact with media content offers a dialogue form that opens invisible doors to the world, helping individuals with their sense of belonging, strengthening their conections with several groups. That is, media play an important role in the socialization process. One could assert that the media transmits values, ideologies and beliefs from which social representations about certain groups emerge. As an element in the public opinion formation, the media also has an important effect in how sport is practiced and develops. Nowadays is impossible to think of a major sports event without the media presence. In this sense, is easy to notice that what the media covers and how performs that coverage, and frame the participants in each sport, can be issues that create barriers due to stereotypes, trivialization and underrepresentation. Therefore, this study aims to analyse how the Paralympic athletes were portrayed by the media, through content analysis, and the reception os these representations by the athletes. We analyse the media coverage including the analysis of the newspapers structural elements, photographs, terminologies and stereotypes/slogans of the 2012 Paralympic Games in four Brazilian newspapers O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora e Estado de Minas and interviewed six athletes. In general, our results show that in terms of images the athlete with major visibility is male with a physical disability amputee, wheelchair user, visual disability which is not hidden by the papers, the generic such as the athletes´names, nationality and age and sportive such the terms athletes , competitors , champion , etc. terminologies were more used, as well as sportive slogans. Meaning, that athletes sportive abilities, or identity, were more frequently framed than their disability. At the interviews we noticed that some athletes prefer to be portrayed exclusively as high level athletes, although others as an example of overcoming. However the strongest theme was the indissociability of the characteristics of the being in its presentation. The interviewees want sport and disability to be portrayed as important parts of their identity

O contato com conteúdo dos meios de comunicação oferece uma forma de diálogo que abre portas invisíveis para o mundo, auxiliando o indivíduo em seu sentimento de pertença, fortalecendo sua conexão a diversos grupos. Ou seja, os meios desempenham um papel importante no processo de socialização. Podemos afirmar que a mídia transmite valores, ideologias e crenças das quais emergem representações sociais acerca de determinados grupos. Como elemento na formação da opinião pública, a mídia também tem um importante efeito em como o esporte se desenvolve e é praticado. Atualmente é impossível pensar em um grande evento esportivo sem a presença dos meios de comunicação. Assim é fácil notarmos que o que a mídia cobre e como realiza essa cobertura, e trata os participantes em cada esporte, podem ser questões que criam barreiras devido a estereótipos, trivialização e sub-representação. Portanto, este estudo visa analisar a construção da figura do atleta paralímpico na mídia, através da análise de conteúdo, e sua recepção pelos atletas representados. Para isso analisamos a cobertura midiática incluindo a análise de elementos estruturais do jornal, fotografias, terminologias e estereótipos/slogans dos Jogos Paralímpicos de 2012 em quatro jornais O Globo, Folha de S. Paulo, Zero Hora e Estado de Minas e entrevistamos seis atletas. Em linhas gerais, nossos resultados apontam que em termos de imagem o atleta com maior visibilidade é do sexo masculino com deficiência física amputado, cadeirante ou com deficiência visual , que não foi escondida nas imagens; as terminologias genéricas como o nome, nacionalidade e idade do atleta e esportivas como os termos atletas , competidores , campeão , etc. foram mais utilizadas; e os slogans esportivos também apareceram em maior número. Ou seja, as habilidades, ou identidade, esportivas do atleta foram mais enquadradas com mais frequência do que sua deficiência. Nas entrevistas percebemos que alguns atletas preferem ser representados exclusivamente como atletas de alto nível, enquanto outros como exemplo de superação, no entanto, o tema mais forte apresentou-se como a indissociabilidade das características do ser em sua apresentação; os entrevistados querem que o esporte e a deficiência sejam representados como partes importantes que compõe sua identidade.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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