Author(s): Bittencourt, Ariane Carolina Boscardini ; Lino, Dulcimarta Lemos
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/189925
Origin: Oasisbr
Subject(s): Música : Educação infantil; Educação infantil
Author(s): Bittencourt, Ariane Carolina Boscardini ; Lino, Dulcimarta Lemos
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/189925
Origin: Oasisbr
Subject(s): Música : Educação infantil; Educação infantil
Dentro da temática “música na infância”, o presente estudo compôs uma instalação sonora em uma escola de educação infantil para provocar a escuta das crianças, refletindo sobre suas narrativas sonoras. Com base nos pressupostos teóricos de Lino (2008), para quem o barulhar é a música das culturas infantis, e de Richter (2005) sobre as narratividades do linguajar na infância, a pesquisadora organizou um ambiente sonoro na galeria da escola em que atua. Sem a intervenção direta das professoras, as 65 crianças (com faixa etária variante entre 2 e 4 anos) da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zozina Soares de Oliveira, no município de Novo Hamburgo, foram convidadas a brincar com sons, manipulando os diferentes objetos sonoros dispostos na instalação sonora. Além disso, a experiência de compor uma instalação sonora pôde indicar que as dimensões linguageiras do viver, presentes no tempo-espaço- lugar cotidiano, provocam os sentidos do discurso.