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Uma nova orientação estratégica para a gestão da qualidade? A empresa Global Score

Author(s): Ferreira, Tiago Rodrigues Alves da Nobrega

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10310

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): ISO 9004:2009; certificação; qualidade; PDCA; certification; quality


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

O presente trabalho pretende explorar o desenvolvimento e orientação de um sistema de gestão de qualidade com base no referencial normativo (ISO 9004:2009) numa empresa contextualizada. Numa primeira parte, é introduzido o conceito de Qualidade nas suas várias vertentes e abordagens. Numa segunda parte, apresenta-se a vertente prática do trabalho realizado, sendo feita uma análise de processos de melhoria na empresa Global Score segundo a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act). Esta metodologia é aplicada de forma consistente com base nas cláusulas da norma ISO 9004:2009 e onde é feita uma abordagem a todos os processos, definindo objectivos concretos para a melhoria dos mesmos bem como a para a melhoria do sistema de gestão e estruturas organizacionais. Em suma pretende-se, trata-se de uma aplicação prática da implementação de um SGQ adaptada à Global Score que visa a identificação de vantagens e de possíveis melhorias ao sistema de gestão atual e as consequências para a sustentabilidade do negócio.

The current research intends to explore the development and trend patterns of a quality management system based on the Norm ISO 9004:2009, focusing on a specific company. In the first part, we describe the notion of "Quality" from a conceptual perspective as well as its multifaceted aspects and possible approaches. In the second part, we address the practical implications of our research by assessing the processes leading to enhancing the overall performance of Global Score, under the precepts of the PDCA (Plan, Do, Check, Act) methodology. The PDCA methodology is consistently applied throughout our work on the basis of the afore mentioned ISO Norm 9004:2009 by comprehensively addressing all related aspects, defining specific objectives with a view to improve its performance as well as the performance of the management system and respective organizational structures. In summary, our goal is to demonstrate the practical application of the implementation of the QMS applied to Global Score with the purpose to identify the advantages and eventual benefits of the current management system as well as its effects on the sustainability of Global Score line of business

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, José Celestino
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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