Author(s): Damião, Mauro Jorge Lopes
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10321
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Criatividade; Organização; Contexto; Cultura; Creativity; organization; context; Culture
Author(s): Damião, Mauro Jorge Lopes
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10321
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Criatividade; Organização; Contexto; Cultura; Creativity; organization; context; Culture
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Face às várias mudanças a que o mundo global tem vindo a registar, a criatividade tem sido vista como um elemento chave para a vantagem competitiva das organizações que nele actuam. Esta visão sobre a criatividade tem motivado o desenvolvimento de vários estudos nos últimos anos. Tais estudos têm vindo a demonstrar que tal vantagem competitiva e outros resultados favoráveis - tendem a surgir com maior facilidade quando a criatividade é abordada em função das características do seu contexto. Isto, por ser a criatividade, uma componente inerente ao ser humano, e por a sua integral compreensão, passar necessariamente pelo estudo do contexto em que este está inserido. Este trabalho visou perceber como é que a criatividade é compreendida em contextos culturais organizacionais diferentes, tendo como campo de estudo o contexto das Forças Armadas Angolanas e Portuguesas. Para a concretização dos objectivos previamente propostos, foram realizadas entrevistas de tipo semi-estruturadas, dirigidas presencialmente a 20 militares - 10 de cada um dos contextos, tendo-se obtido uma taxa de 100% de participação. Estas entrevistas foram analisadas recorrendo à técnica de análise de conteúdo temática (Bardin, 1977). Os resultados alcançados ilustram que as diferenças culturais e as necessidades de índole organizacional e de desenvolvimento - levaram a que a criatividade fosse compreendida de forma diferente nos dois contextos estudados.
Face of the many changes that the global world has been experiencing, creativity is seen as a key element for the competitive advantage of organizations that work in it. This view of creativity has motivated the development of several studies in recent years. Such studies have been demonstrated that this competitive advantage and other favorable results - tend to come more easily when creativity is dealt with according to the characteristics of context. This occurred, because the creativity is, an inherent component to the human being, and for its full understanding necessarily go through the study of the context in which it is inserted. This study aimed to understand how creativity is understood in different organizational cultural contexts, with the field of study, the context of the Angolan and Portuguese Armed Forces. To achieve the previously proposed objectives, kind of semi-structured interviews were conducted in person directed to 20 military - 10 of each context, yielding a rate of 100% of participation. These interviews were analyzed based on thematic content analysis (Bardin, 1977). The results indicate that cultural differences and organizational and development needs -have led to creativity was understood differently in two contexts studied.