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Os fatores que determinam a escolha e fidelização de uma marca num contexto B2B : o estudo do mercado profissional de cabeleireiro em Portugal

Author(s): Costa, Pedro Firmino Ferreira da

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10388

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Business to Business (B2B); Diferenciação; Brand Positioning; differentiation


Description

Mestrado Marketing

O objectivo deste trabalho é investigar os factores determinantes na escolha e fidelização de uma marca num contexto de Business to Business (B2B), mais concretamente no mercado profissional de cabeleireiro em Portugal. Efetuou-se uma revisão ampla de literatura e verificou-se que o tema apresentava uma significativa componente de inovação na medida em que o B2B no segmento profissional de cabeleireiro tem sido pouco estudado apesar de ter uma dimensão de negócio bastante interessante. A investigação de análise qualitativa recolheu 15 entrevistas com proprietários/as de salões de cabeleireiro com vista à elaboração de uma lista de factores que determinam a escolha e fidelização de uma marca, confrontando esses resultados com os retirados da literatura. A literatura aponta para que o preço seja um dos principais factores diferenciadores em B2B (muitos autores chegaram a considerar que o conceito de Brand positioning não teria aplicabilidade neste contexto). Decidiu assim que o estudo iria focar apenas numa marca que tivesse um custo elevado e aí poderíamos isolar perfeitamente o impacto do brand positioning na fidelização dos profissionais, pois com esta abordagem poderíamos controlar esse viés. Concluiu-se que o preço não é um factor fundamental, apesar de importante, e que a ligação emocional detém um papel muito importante. Este estudo interessa principalmente aos gestores de marcas na área profissional de cabeleireiro, pois permite uma compreensão mais aprofundada do negócio e as suas implicações.

The purpose of this thesis is to investigate the determinant factors that contribute to the election of a Brand in a Business to Business (B2B) market, specifically in the professional hairdresser market in Portugal. The existing literature doesn?t offer a wide perspective in this specific market, though it offers a special array of factors in the B2B in general. The price is the factor that most commonly shows up in various studies, since they claim that B2B is a very logical market, thus, any Brand positioning concept wouldn?t apply. Having this in mind, the study tried to focus in a Brand with a high market price and a positive growth to further eliminate these constrains. A qualitative research design as base and interviews as method were used and 15 Salon owners were interviewed. A list of factors was created and confronted with that found in the literature. It was concluded that price is not a fundamental factor, though it plays a major role, and that the emotional connection plays a key part in choosing a brand This study interests mainly managers in the professional hairdresser market because it allows an understanding of the business and its implications

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veríssimo, José
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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