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O mercado do gás natural: diversificação em contexto de mercado liberalizado

Author(s): Morais, Filipe Ferrugento Gonçalves Bello de

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/1047

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): diversificação; focalização; liberalização; utilities; sinergias; competências; diversification; focus; liberalization; utilities; synergies; competence


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

Os processos de liberalização dos mercados, e em particular do sector energético, vieram criar um conjunto de novos desafios, oportunidades e modelos de negócio às empresas, que vêem na oferta conjunta de bens e serviços associados uma estratégia efectiva de captar e fidelizar novos clientes. Cartões de clientes, call-centers e atendimentos profissionalizados, ferramentas de customer relationship management (CRM) e sistemas avançados de facturação, plataformas de e-commerce como canais de vendas, serviços e comunicações, entre outros, são apenas alguns exemplos de novos serviços oferecidos pelas empresas multi-utilities. A aproximação convencional ao conceito de multi-utility pelas empresas de base energética tem sido efectuada através da extensão das suas gamas de produtos e serviços a outros em que se detectem e sejam potenciadas sinergias diversas, nomeadamente nos sectores da electricidade, gás natural, água e resíduos. A própria e expectável evolução do patamar de exigência dos consumidores obrigará também a que as empresas adoptem estratégias de marketing mais complexas e, provavelmente, com uma segmentação mais objectiva, de forma a posicionarem as suas ofertas de acordo com as necessidades do mercado alvo. No momento em que o processo de liberalização do sector energético se encontra numa fase de evolução decisiva e irreversível com a publicação das Directivas 2003/54/CE e 2003/55/CE, relativas ao gás natural e à electricidade, respectivamente, que enquadram o Mercado Interno da Energia, e se perspectiva um Mercado Ibérico extremamente concorrencial, é essencial que as empresas portuguesas criem mecanismos de competitividade que lhes permita superar as limitações associadas à sua dimensão e posição geográfica, quer através do crescimento interno baseado numa oferta de valor acrescentado face à concorrência, quer do crescimento externo através de uma política de alianças e parcerias que possibilitem alcançar o maior número possível de consumidores. Assim, pretende-se com esta dissertação de tese, avaliar as oportunidades de diversificação que se colocam às empresas de base gasista em contexto de mercado liberalizado, tendo em conta as evoluções e tendências globais e particulares já verificadas noutros países da União Europeia.

The liberalization process of the markets, particularly on the energy sector, brought companies a set of new challenges, opportunities and business models, which see a bundled offer of products and services as an effective strategy to catch and retain new customers. Tools like billing cards, professional call-centers, customer relationship management (CRM), advanced billing systems, e-commerce as a way of promoting sells, services and communications, among others, are some examples of new services used and offered by the multi-utilities. For the energy based companies, the conventional approach to the multi-utility concept has usually been made through the extension of products and services to others where synergies can be detected and improved, mainly on the electricity, natural gas, water and waste sectors. Also, the expected evolution on consumer requirement standards will also compel companies to adopt more complex marketing strategies and achieve a better market segmentation, in order to customize their offers according to the specific consumer expectations. With the publication of Directives 2003/54/CE and 2003/55/CE, relative to natural gas and electricity, respectively, appointing the Internal Energy Market and with the expectation of an extremely competitive Iberian Market, the liberalization process of the energy markets has undergone in a decisive and irreversible evolution. Therefore, it is an essential condition for the Portuguese companies to develop competitiveness mechanisms that allow them to overcome the limitations of dimension and geographic position, mainly through internal growth based on an added value offer in relation to competition, and external growth through a politics of alliances and partnerships, in order to reach the greater possible number of consumers. It is intended with this master dissertation to evaluate the diversification possibilities for the gas based companies, in a context of liberalized market, based on the global and particular evolutions and tendencies already observed in other countries of the European Union.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Vítor Manuel da Silva
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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