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O processo de avaliação de desempenho numa consultora de sistemas de informação

Author(s): Pinto, Leonor Simões Pires Duvens

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10542

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): avaliação; desempenho; retenção; consultoria; appraisal; performance; retention; consultancy


Description

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Reconhece-se atualmente que, em ambientes muito competitivos, as empresas para sobreviverem necessitam de saber gerir o desempenho dos seus colaboradores. Este é claramente o caso das consultoras no ramo dos sistemas de informação, dado que as capacidades distintivas do seu capital humano são a sua principal fonte de vantagem competitiva, num mercado altamente dinâmico e instável. Essa instabilidade que tem reflexos nos colaboradores cria novas condicionantes ao desenvolvimento das suas carreiras. De forma a criarmos estabilidade, confiança e segurança na carreira de um colaborador, torna-se premente fomentar políticas de remuneração e recompensas assentes no desempenho dos colaboradores que promovam a retenção dos talentos. O processo de avaliação de desempenho surge assim como algo vital para garantir a competitividade das empresas na medida em que, para além de permitir alinhar os objetivos individuais com a estratégia organizacional, serve de referencial para a introdução de determinadas políticas de gestão de recursos humanos que potenciem o crescimento da empresa e dos colaboradores. Pretendeu-se, com este projeto, contribuir para a melhoria de um sistema de avaliação de desempenho existente, que tivesse em conta a especificidade da empresa e fosse um instrumento vivo e dinâmico, com impacto na política de recompensas e benefícios, na gestão e desenvolvimento de carreiras e na retenção dos colaboradores. Verificou-se que o sistema de avaliação implementado forneceu informação relevante para a gestão dos recursos humanos da consultora em análise, nomeadamente ao nível da gestão de carreiras dos consultores.

Currently, in competitive environments, to survive, companies need to know how to manage their employee's effort and productivity. This is clearly the case of IT consultant companies since distinctive human capital capacities represent their main competitive advantage in a very dynamic market. This instability is reflected on the employees, creating entropy on the development of their professional careers. In order to create stability, trust and security on their careers, it becomes crucial for consultant companies to offer benefits and rewards based on the productivity and effort of each employee. For this reason, the process of evaluating one's productivity and effort becomes something vital to assure that companies remain competitive. This, also allows them to align the individual objectives of each employee with the company's strategy and thus, serving as referential for the introduction of human resources management that, are able to bring growth to both the company and employees. It is intended with this project, contribute to the improvement of an existing performance evaluation system, taking account of the specific nature of the company and would be seen as a live and dynamic instrument, with an impact on rewards and benefits policy, management and career development and the retention of employees. After evaluating the results, we concluded that it has provided valuable information for human resources management particularly in terms of career management

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandez Conde, Maria del Pilar
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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