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Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes

Author(s): Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10636

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Plano de Marketing; Setor Vitivinícola; Notoriedade da marca; Produto Premium; Marketing-Mix; Marketing Plan; Wine Sector; Brand Awareness; Premium Product


Description

Mestrado em Marketing

Este trabalho de projeto tem como propósito redefinir a estratégia da empresa Caves do Solar de São Domingos para a sua gama premium de vinhos espumantes, através da elaboração de um plano de marketing que aborde estratégias e táticas que possibilitem um aumento gradual de notoriedade da marca. A falta de um plano de marketing, por parte da empresa, foi o principal motivo para a realização deste projeto. Na elaboração deste projeto foi efetuada uma revisão da literatura, abordando os seguintes tópicos: plano de marketing , valor da marca do ponto de vista do cliente (customer-based brand equity), marca premium e wine marketing. Neste projeto utilizaram-se os primeiros passos da estratégia de investigação metodológica action research, o tipo de estudo foi fundamentalmente qualitativo, de abordagem descritiva. Realizou-se uma entrevista ao representante de marketing, vendas e comunicação da empresa, com a finalidade de obter um conjunto de informações que permitisse a elaboração da análise interna. Foi elaborado e divulgado um questionário online, de forma a obter todas as perceções dos clientes sobre a empresa e aferir, posteriormente, sobre a notoriedade da mesma. Através do estudo deste tema será possível implementar táticas que permitam um aumento de notoriedade a longo-prazo, impulsionando a obtenção de melhores níveis de vendas, maiores lucros e conquista de uma melhor quota de mercado. As táticas ainda serão capazes de posicionar estrategicamente a marca São Domingos num mercado cada vez mais competitivo, diferenciando-a através de uma proposta de valor forte, favorável e única.

This project aims to redefine the company's strategy for its variety of premium sparkling wines, by drawing up a marketing plan that addresses strategies and tactics that will allow a gradual increase of brand awareness. The lack of a marketing plan, by the company, was the main reason for carrying out this project. In compiling this project a literature review was conducted, covering the following topics: marketing plan, customer-based brand equity, premium brand and wine marketing. In this project it was used the first steps of the methodological research strategy action research, the nature of the study was essentially qualitative, in a descriptive approach. An interview was held with the company's representative of marketing, sales and communication, in order to obtain a set of information that would allow the development of the internal analysis. An online questionnaire was elaborated and spread, in order to achieve all of the customer perceptions about the company and assess, later, on the awareness of the company and the brand itself. Through this study it will be possible to implement practices that consent on a long-term increase in awareness, by boosting greater sales figures, higher profits and winning a better market share. It will also help by strategically position the company in an increasingly competitive market, differentiating the brand through a strong, favourable and unique value proposition.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santiago, Joanna Silveira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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