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Lean management e serviços partilhados : caso de estudo nos serviços de apoio da Força Aérea Portuguesa

Author(s): Rosa, Raquel Alexandra Esteves

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10663

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Lean Management; Lean Services; Serviços de Apoio; Serviços Partilhados; Força Aérea Portuguesa; Support Services; Shared Services; Portuguese Air Force


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Num ambiente de constantes cortes orçamentais impulsionados pela crise económico-financeira que Portugal atravessou, as organizações do setor público preocupam-se cada vez mais com a redução de custos. Os modelos de Serviços Partilhados e a metodologia lean management têm sido utilizados pelas organizações para reduzir custos, reduzir desperdícios, aumentar a satisfação dos trabalhadores e a qualidade dos serviços e por isso têm sido alvos de estudo da literatura. O presente estudo de caso consiste em analisar a implementação dos serviços partilhados e a aplicação da metodologia lean management nos serviços de apoio da Força Aérea, mais propriamente no Complexo de Sintra e percecionar em que medida é que estas reestruturações contribuem para a melhoria dos serviços. Para a recolha de dados foram utilizados vários métodos combinados, nomeadamente: observação direta, participação ativa, algumas técnicas de auditoria, questionário aos intervenientes e entrevistas exploratórias às chefias intermédias e de topo. A maioria dos respondentes ao questionário concorda que a metodologia lean management é aplicável e útil à área dos serviços e que devia ser estendida à restante Força Aérea.

In an environment of constant budget reductions caused by the economic and financial crises that struck Portugal, the public sector organizations are increasingly concerned about cost reduction. Models of Shared Services and the lean management methodology have been used by organizations to reduce costs, reduce waste, increase worker satisfaction and the quality of services, and have therefore been a research focus. This case study intends to examine the implementation of shared services and the application of lean management methodology in support of services of the Air Force, more specifically in the Complex of Sintra (BA1-AFA-MUSAR) and understand the contribution of these changes to the improvement of services. Various combined methods were used in order to collect data, such as: direct observation, active participation (action research), some auditing techniques, questionnaire to participants and exploratory interviews with middle management and top management. The majority of respondents to the questionnaire agrees that the lean management methodology is applicable and useful to the services and should be extended to the rest of the Air Force.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Graça Miranda; Santos, Pedro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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