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Plano de marketing para a Churrasqueira Take-Away "O Reino dos Frangos"

Author(s): Gaspar, Sandra Beatriz Henriques

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10788

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Plano de Marketing,; Serviços; 7 P's; Restauração; Take-away; Pesquisa de Ação; Qualidade; Comportamento de Compra; Marketing Plan; Services; Restaurant Business; Action Research; Quality; Purchase Behaviour


Description

Mestrado em Marketing

A churrasqueira take-away "O Reino dos Frangos" tem já alguns anos de exercício, mas viu perder grande parte da sua quota de clientes nos últimos anos. O que se deve não só a fatores externos, mas também a falhas na sua adaptação às novas realidades do mercado. Assim, no sentido de guiar esta microempresa no aumento das suas vendas, foram identificadas as suas vantagens competitivas e definidos programas de marketing adequados ao seu contexto. A metodologia utilizada foi a pesquisa de ação, recorrendo-se a dados primários e secundários. À gerência e aos colaboradores foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, informalmente, e aos clientes foi administrado um questionário com o objetivo essencial de retirar conclusões sobre o seu comportamento de compra e satisfação com o serviço. As principais premissas retiradas foram: a perceção de um preço elevado, embora haja uma grande satisfação com o produto e serviço; a confirmação da necessidade de melhoria de uma das lojas; a existência de um contexto positivo para aumentar a conveniência no serviço e promoções por frequência de compra a clientes habituais; e por fim, a necessidade de atrair clientes durante a semana. Outras conclusões retiradas com este trabalho prendem-se com a necessidade de ter em consideração que embora as projeções económicas atuais sejam positivas, existem novos hábitos de poupança instituídos no comportamento de compra do consumidor, que devem ser lembrados na definição de uma estratégia eficaz de marketing. Por fim, este plano vem demonstrar as potencialidades da especialização no serviço de take-away na atual conjuntura.

The take-away grill "O Reino dos Frangos" has already a few years in the market, but lost much of its share customers in recent years. Which is due to not only external factors, but also failures in adapting to the new market realities. Thus, in order to guide this micro business increasing its sales, its competitive advantages were identified and marketing programs were defined according to its context. The methodology applied was action research, using both primary and secondary data. Semi-structured interviews were conducted, in an informal way, to the management and employees, and a questionnaire was administered to the customers, with the essential aim of drawing conclusions about their buying behavior and satisfaction with the service. The main assumptions were: the perception of an high price, although there is a great satisfaction with the product and service; the confirmation of the need for improvement in the image of one of the stores; the existence of a positive context to increase convenience in the service and promotions about the frequency by purchase of regular customers; and ultimately, the need to attract customers during the week. Other conclusions acquired with this work relate to the need to take into consideration that although the current economic projections are positive, there are new saving habits established in consumer purchasing behavior, which should be remembered in the definition of an effective marketing strategy. Finally, this plan demonstrates the potential of expertise in take-away service in the current juncture.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Clara Teixeira de
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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