Document details

Arquitetura da escola técnica

Author(s): Caiado, João Bento Lourenço Sêrro Franco

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10801

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): São Tomé e Principe; Cidade informal; Saber local; Ensino Técnica; Comunidade; Informal city; Local Knowledge; Technical school; Community


Description

Dissertação de Mestrado em Arquitetura, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

O presente trabalho parte de um enquadramento histórico das ilhas de São Tomé e Príncipe, de uma análise do seu contexto particular e do traçado associado à génese e crescimento da sua capital. Em paralelo com a pesquisa feita desenvolve-se um projeto urbano que repensa os modelos tradicionais e que possibilita a articulação dos tecidos urbanos fragmentados. Apresenta-se assim um projeto para um novo equipamento público capaz de se tornar num elemento estruturante da cidade e da sociedade em que se insere. Propõe-se uma aproximação ao ensino a partir do saber local e da aprendizagem oficinal. Apresenta-se um enquadramento histórico ao ensino técnico que aponta também o caminho para uma escola comunitária – um lugar flexível, adaptado às necessidades da comunidade e capaz de produzir um impulso para o desenvolvimento da economia local. Considerando-se o modelo de escola associado à cultura local, ao espaço de troca e de urbanidade desenvolve-se o projeto uma Escola Técnica para São Tomé. Este equipamento terá como desafio redesenhar a cidade e constituir-se como uma mais-valia espacial, favorecendo o desenvolvimento da comunidade e valorizando novos percursos urbanos. Deste modo, o trabalho apresentado interpreta a vocação do elemento construído público - escola técnica – na construção da cidade.

ABSTRACT: The purpose of this work is primarily to recognize the particular context and historical background in which it is framed, synthetizing its main features and the ideas and [traçados] associated to its inception. In addition to the analysis made an urban project is proposed that rethinks the traditional models and can [recompor] the fragmented urban fabric and a new public equipment capable of becoming a structural element of the city and socitety in which it is inserted. We present an approach to teaching that begins with local/ territorial knowledge and a practical/workshop learning. The historical framework of technical school points the way to a view of the community school as a flexible place, adapted to the needs of the community and capable of generating an impulse to the development of the local economy. We take as model for the technical school the association between local knowledge and a place where exchanges and urban life occur. This new equipment fort the community has as challenge to draw the city and become an asset, favouring the development of the community and enhancing a new urban path. This work interprets the vocation of a public building – in this case the technical school – in the building of a city.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morais, João Gabriel Viena de Sousa
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents