Document details

Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business

Author(s): Marques, Rita Fonseca

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10808

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Comunicação Interna; Reputação Organizacional; Identidade; Imagem; Internal Communications; Organizational Reputation; Identity; Image


Description

Mestrado em Marketing

A reputação de uma organização é composta pelas perceções dos seus públicos internos - colaboradores diretos e indiretos - e dos seus públicos externos - clientes, fornecedores, media, comunidade local (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). Em organizações business-to-business do setor industrial, grande parte dos colaboradores não tem contacto direto com stakeholders externos (fornecedores, entre outros). Deste modo, podia ser expectável que a comunicação interna não se relacionasse com a opinião que os stakeholders externos têm das organizações. Esta dissertação procura compreender se existe ligação entre a comunicação interna e a reputação organizacional de uma empresa industrial do setor logístico e de produção de componentes automóveis. Para mapear e aprofundar perceções acerca da comunicação interna, reputação organizacional e a ligação entre os dois constructos, foi realizado um estudo qualitativo, composto por entrevistas semiestruturadas ao diretor-geral, à diretora de recursos humanos, a seis colaboradores da organização que contactam diretamente com diferentes stakeholders e a um fornecedor. Os resultados indicam que há ligações entre a comunicação interna e a reputação da organização, tanto ao nível da identidade (perceções dos colaboradores) como da imagem (perceções dos stakeholders externos).

The reputation of an organization is composed of perceptions of its internal public - direct and indirect employees - and its external stakeholders - customers, suppliers, the media, local community (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). In business-to-business industrial sector organizations, most employees have no direct contact with external stakeholders (suppliers, among others). Thus, it could be expected that internal communication had no impact on the opinion that external stakeholders have about the organizations. This dissertation seeks to understand whether there is a link between internal communication and organizational reputation of an industrial company in the logistics sector and automotive components production. To map and strengthen perceptions of internal communication, organizational reputation and the link between the two constructs, it was conducted a qualitative study consisting of semi-structured interviews to the director general, the director of human resources, six employees of the organization who contact directly with different stakeholders and a supplier. The results indicate that there are links between internal communication and the organization's reputation, both in terms of identity (perceptions of employees) as image (perceptions of external stakeholders).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Patrícia Nunes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents