Document details

Gestão de desempenho num conservatório de música

Author(s): Rosa, Tito José Mota

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11062

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Escolas; Conservatório; Gestão do desempenho; melhoria; Schools; Conservatory; Performance management; improvement


Description

Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial

A gestão do desempenho começa a ser cada vez mais um ponto importantíssimo para não só ter uma boa gestão como um bom funcionamento da instituição, com a agravante da crise económica que hoje se vive. A implementação de programas de gestão de desempenho nem sempre é fácil pois muitos dos trabalhadores têm medo de ser avaliados pondo assim um travão a esses programas, ou mesmo o fraco envolvimento da gestão no processo. Mas quando bem executada a gestão de desempenho traz benefícios a nível organizacional, para os trabalhadores, poupa tempo e reduz conflitos. Este estudo teve como principal objectivo ajudar um conservatório a melhorar a sua gestão do desempenho e para isso foi usada uma metodologia qualitativa e quantitativa através de um questionário feito aos alunos, pais e trabalhadores do conservatório. No total a amostra é formada por 81 alunos, 25 trabalhadores e 60 pais, tendo assim um total de 166 questionários. Deste estudo conclui-se que o ponto mais forte da escola é o ensino onde estão englobados também os professores, sendo que o ponto mais fraco são as instalações. Foi concluído também que a gestão de desempenho na escola está ainda mal desenvolvida como dito na literatura, mas com indícios de melhoria e vontade de mudar.

Performance management begins to be an increasingly important point not only to have a good management, but to have a good functioning of the institution as well, with the aggravation of the economic crisis we are experiencing today. The implementation of performance management programs is not always easy because many workers are afraid of being evaluated thus putting a stop to these programs, or even the weak management involvement in the process. But when well executed performance management benefits at the organizational level, for workers, saves time and reduces conflicts. This study's main objective was to help a conservatory to improve their performance management and for this was used a qualitative and quantitative methodology through a questionnaire from students, parents and employees of the conservatory. In total, the sample consists of 81 students, 25 workers and 60 parents, therefore having a total of 166 questionnaires. This study can be concluded that the strongest point of the school is teaching where teachers are also encompassed, being the facilities the weakest point. It was also concluded that the management performance of the school is still poorly developed as stated in the literature, but with signs of improvement and willingness to change.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sarrico, Cláudia S.
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents