Author(s): Raimundo, Sara Cristina de Jesus
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11095
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Social Media; Redes Sociais; Business Intelligence; Indicadores; Social Networks; Metrics
Author(s): Raimundo, Sara Cristina de Jesus
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11095
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Social Media; Redes Sociais; Business Intelligence; Indicadores; Social Networks; Metrics
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
O aparecimento da internet originou diversas alterações aos hábitos e estilo de vida de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Com ela surgiram também novas plataformas e ferramentas que revolucionaram a forma de comunicação entre os seus utilizadores e a facilidade em partilhar conhecimento. Estes desenvolvimentos deram origem a diversos novos conceitos como as redes sociais e o social media. A facilidade de comunicação que o social media apresenta aos utilizadores e a ampla divulgação que um tema pode obter através deste meio atraiu as atenções de várias organizações, que participam activamente nesta área. Apesar de conhecidos alguns benefícios e limitações gerais que o envolvimento no social media pode representar, as organizações têm a necessidade de os quantificar e de provar a sua importância num contexto organizacional, surgindo assim o processo de monitorização. O presente estudo tem como principal objectivo apresentar as actividades desenvolvidas ao longo do estágio no SAS Portugal. Este estágio teve como finalidade a análise e concepção de um sistema de indicadores para o Social Media Program da empresa e o início do processo de desenvolvimento de monitorização do programa, recorrendo a ferramentas SAS. Este estudo apresenta ainda algumas conclusões acerca do cruzamento entre a literatura existente e o desenvolvimento prático, num contexto organizacional, bem como sugestões para trabalhos futuros.
The emergence of the internet brought several changes to the routine and lifestyle of millions of people worldwide. In addition, the development of new platforms has revolutionized the way the internet users communicate with each other and the ease associated with knowledge sharing. These developments have given rise to several new concepts such as social networking and social media. The straightforward communication between users and the wide dissemination of information achievable through social media captured the attention of several organizations. Despite knowing some of the general benefits and limitations associated with social media, organizations have the need to quantify and prove its importance in an organizational context, giving rise to the monitoring process. This study aims to present the activities developed during the internship at SAS Portugal. The internship's goals were to analize and develop metrics for the company's Social Media Program and to begin the program's monitoring process, using SAS tools. This study also presents various conclusions on the comparison between the existing literature and the practical case developed in an organizational context, as well as some suggestions for future work.