Document details

A comunicação interna na intercampus - Grupo GfK

Author(s): Costa, Ruben Alexandre Carrola

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11120

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): INTERCAMPUS; Marketing de Serviços; Marketing Interno; Services Marketing; Internal Marketing; Internal


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

O presente projecto destina-se a analisar a comunicação interna de uma empresa de marketing de serviços, a INTERCAMPUS. A ideia é perceber de que modo a comunicação interna da INTERCAMPUS, com foco na estratégia (missão e objetivos),é vista pelos seus colaboradores e, em que medida a mesma é tida como importante. Para atingir este objetivo foi efectuada uma pesquisa da principal literatura associada ao tema. A investigação realizada tem como propósito a criação de linhas orientadoras e soluções constituintes de um plano de intervenção na comunicação interna da INTERCAMPUS. Deste modo, a análise efectuada foi complementada através da realização de entrevistas aos colaboradores de forma a perceber o papel preponderante dos mesmos enquanto principais agentes no desenvolvimento do projeto. Este estudo culminou com a elaboração de objetivos para dar resposta à realidade e às necessidades sentidas pela empresa com o propósito de investigar se na INTERCAMPUS a comunicação interna é utilizada de uma forma eficaz indo ao encontro das necessidades e expectativas dos seus colaboradores. A sua realização teve em conta os valores e visão estratégica da empresa, centrando-se no colaborador e na sua vida na INTERCAMPUS.

This project aims to analyze the internal communication of a Services Marketing Company, INTERCAMPUS. The idea is to understand how the internal communication at INTERCAMPUS, focusing on its strategy (mission and goals), is seen by its staff, and to what extent it is considered important to them. To achieve this goal a research of the literature related to the main theme was made. The research aims to create guidelines and solutions that can constitute a plan of intervention in the internal communication at INTERCAMPUS. Thus, the analysis was complemented by conducting interviews with employees in order to realize their important role as the main agents in the development of the project. This study led to the development of objectives for responding to the reality and needs felt by the company in order to investigate if in INTERCAMPUS the internal communication is used in effectually meeting to needs and expectations for the employees. Its realization took into account the values and strategic vision of the company, focusing on employee and their life at INTERCAMPUS.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nevado, Pedro Picaluga
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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