Author(s):
Caldas, Pedro Tainha Saramago Mendes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11176
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): IPOLFG; Efeito Chicote; Cadeia de Abastecimento; Trabalho em processamento; Bullwhip Effect; Supply Chain; WIP
Description
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
Este trabalho surgiu no sentido de tentar procurar uma possível solução para uma problemática, ao nível da suspeita de excesso de recursos envolvidos na operação logística, nomeadamente desperdício e, por outro lado, o fluxo de informação era descontínuo entre Logística e Serviços Clínicos. Culturalmente, as entidades prestadoras de saúde exigem ter elevados níveis de stock, de forma a tentar prestar o melhor Serviço ao paciente, pelo que se suspeita que requisitem material em excesso e em elevada variedade, originando um fluxo descontínuo de materiais, o que associado a um fluxo insuficiente de informação, poderá gerar uma afectação de recursos demasiado elevado.. O outro objectivo igualmente relevante passa por melhorar o processo de Gestão Logística, pretendendo-se alcançar também uma redução de custos, redução de stock médio no armazém central, aumentar a disponibilidade de stocks e, por conseguinte, o nível de serviço prestado aos clientes internos conseguindo um maior grau de satisfação. Mais concretamente, foi escolhida a ferramenta E-Kanban. Nesta metodologia os pedidos de materiais de consumo clínico são gerados automaticamente, quando o stock fica abaixo do ponto de pedido criando uma dinâmica contínua entre Logística e Serviços.
The objective of this research is to find a possible solution related with a suspicion of excess resources involved on the logistics operations, such as waste and poor information flow, between Logistics and Clinical Services (internal customers). Historically Medical Services requires high stock levels in order to provide the best Customer Service, which could make that they order excessive materials and high variability, doing a discontinuous product flow and insufficient information, creating a high resources allocation. Thus the main objective of TFM is introducing Lean Thinking at IPOLFG and test if a tool Lean implementation could be beneficial to reduce the constraints identified above and the results and objectives of the hospital. At the Logistics Management, the goal is to achieve a cost reduction, as well as, a reduction in average stock at the central warehouse, improving the availability of stocks with the proposal to get a high customer service satisfaction. Specifically the select tool was the E-Kanban. In this methodology there is no more physical requests, except in emergencies, since the EDI system place automatically requests when the stocks is below the reorder point.