Author(s):
Gonçalves, Pedro Alexandre Leça
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11280
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Empresas Multinacionais, Internacionalização, Investimento Directo Estrangeiro, Investimento Directo de Portugal no Exterior, Investment Development Path, Posição Líquida de Investimento Internacional, Dados em Painel, Questionário, Modelo Gravitacional, Comércio Externo; I&D; indústria automóvel; União Europeia; Multinational enterprises; R&D; automotive industry; European Union
Description
Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
O conceito de empresas multinacionais (EMN) sofreu uma evolução nas últimas décadas, muito por culpa do trabalho desenvolvido por Bartlett & Ghoshall (1998). É com base no mesmo que procuramos perceber a que tipo de organização pertencem as empresas da indústria automóvel, que dada a complexidade inerente à sua cadeia de valor e á forma como desenvolvem os seus processos de inovação, nomeadamente, através das atividades de I&D, podem ser consideradas empresas transnacionais. A I&D tem sofrido várias alterações estratégicas, pois cada vez mais EMN têm as suas unidades dispersas geograficamente para atender às necessidades de mercado locais. A I&D é particularmente importante na indústria automóvel, pois permite às suas empresas desenvolverem ou melhorarem os seus produtos e aperfeiçoar o seu processo de produção e os métodos organizacionais. Dado que as empresas da indústria são as que mais investem em I&D na UE, juntamente com um conjunto de características geográficas e mão de obra qualificada pode permitir que a indústria seja o motor da inovação na região. Os fornecedores têm um papel muito importante nesta matéria, mas o maior peso da despesa em I&D da indústria recai sobre os produtores, pelo que será a partir dos mesmos que será realizada uma análise que permitirá perceber que variáveis têm maior influência sobre a despesa em I&D na indústria automóvel.
The concept of multinational enterprises (MNC) has evolved in recent decades, much the fault of the work of Bartlett & Ghoshall (1998). It is based on that work that we seek to realize what kind of organization the companies in the automotive industry have, given the complexity inherent in it's value chain and the way they develop their innovation processes in particular through R&D activities can be considered transnational corporations. R&D has undergone several strategic changes, as more and more MNC have their geographically dispersed units to meet local market needs. R&D is particularly important in the automotive industry because it allows their companies to develop or improve their products, it's production process and organizational methods. As the industry companies are those that invest most in R&D in the EU, along with a set of geographic and skilled workforce characteristics may allow the industry to be the engine of innovation in the region. Suppliers play an important role in this respect, but the brunt of spending on industrial R&D lies with the producers, so it is from them that an analysis that will realize that variables have the greatest influence on the expenditure on R&D will be held in the automotive industry.