Author(s):
Meneses, Paula Alexandra Ferreira Alpoim
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11440
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Setor Público; Administração Pública; Motivação; Comprometimento Organizacional; Estratégias Comportamentais; Recursos humanos; Modelo EVLN; Public Sector; Motivation; Organizational Commitment; EVLN Model; Human Resources; Behavioral Strategies
Description
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
A Motivação e o Comprometimento têm sido temas muito abordados no comportamento organizacional e gestão de recursos humanos (GRH), uma vez que se revelam de extrema importância para a compreensão do comportamento humano. A presente investigação visa estudar a relação entre a Motivação e as Estratégias comportamentais dos trabalhadores, mediada pelo Comprometimento Organizacional. No presente trabalho é proposto um modelo que relaciona o Modelo das características da função de Hackman e Oldham, o Modelo do Comprometimento Organizacional de Allen e Meyer e o Modelo EVLN - Exit, Voice, Loyalty e Neglect (Rusbult, Zembrodt, & Gunn, 1982, Rusbult, Farrell, Rogers, & Mainous III, 1988) baseado na teoria de Hirschman (1970). O modelo proposto pretende estudar a relação entre a Motivação e a Saída, mediada pelo Comprometimento Organizacional. Foi utilizada uma amostra de conveniência constituída por 104 participantes pertencentes a um organismo público. O objetivo do presente trabalho é estudar o nível de Motivação, bem como a relação entre a Motivação, o Comprometimento Organizacional e as Estratégias comportamentais adotadas pelos trabalhadores, numa organização do setor público, em contexto de crise social e económica, instabilidade e mudança organizacional. Os resultados evidenciam que as Estratégias comportamentais são determinadas pela Motivação e pelo Comprometimento Organizacional Afetivo e que existe um efeito mediador da variável Comprometimento Organizacional sobre a Motivação e a Saída.
The subjects of Motivation and Commitment have been widely addressed while studying behavior in organizational contexts and human resources managerial due to its paramount importance in human behavior understanding. This investigation analyses the relationship between motivation, organizational commitment and the employees' behavioral strategies. This research proposes a model which relates Hackman and Oldham's Job Characteristics Model, Allen and Meyer's Model of Organizational Commitment and the EVLN Model ? Exit, Voice, Loyalty and Neglect (Rusbult, Zembrodt, Gunn, 1982, Rusbult, Farrell; Rogers, Mainous III, 1988) based upon Hirschman theory (1970). This model analyses the relationship between Motivation and Exit, mediated by Organizational Commitment. A convenience sample with 104 participants working in a public organism was used in this study. The goal is to analyze the motivational level as well as the relationship between Motivation, Organizational Commitment and the behavioral strategies used by those civil servants in a specific context of social and economic crisis, instability and organization change. Results show that Behavioral strategies are determined by Motivation level and by Affective Commitment to the Organizational and that there is a mediating effect of the Organizational Commitment variable on Motivation and Exit.