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Motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores

Author(s): Lucas, Beatriz Isabel Rosa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11455

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Marketing Verde; Produtos Verdes; Sector Alimentar; Consumidor Verde; Segmentação dos Consumidores; Motivações; Barreiras; Green Marketing; Green Products; Food Sector; Green Consumer; Consumer Segmentation; Motivations; Barriers


Description

Mestrado em Marketing

Devido a todos os problemas ambientais com que nos temos deparado, originados pelas incorretas ações do homem para com o ambiente, sentiu-se a necessidade de agir e procurar estratégias que possam ajudar o ambiente a sobreviver e a ser protegido. Uma das formas encontradas para esse efeito foi a oferta de produtos verdes por parte das empresas e consequentemente o consumo destes mesmos produtos. O objetivo desta dissertação é, desta forma, identificar quais são as motivações e barreiras ao consumo de produtos verdes no sector alimentar por parte dos vários segmentos de consumidores. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online que foi partilhado através do facebook e correio eletrónico. Os resultados mostraram que existem quatro segmentos destintos de consumidores. Em primeiro lugar os "ambientalistas", cuja principal motivação ao consumo de produtos verdes é a obrigação moral e a principal barreira é a falta de informação acerca das características dos produtos. Em segundo lugar os "despreocupados", que referem como principal motivação o fato de serem produtos mais saudáveis e como maior barreira ao consumo a variável preço. Os "pseudo-ambientalistas" não são motivados particularmente por nenhum fator e, no que diz respeito às barreiras, também nenhuma se destaca fortemente. Por último, analisando o segmento "amigo, mas só às vezes", observa-se que todas as variáveis são fatores motivacionais ao consumo destes produtos e que o fator preço é o que mais se destaca enquanto barreira.

Due to all the environmental problems we have faxed, originated by the incorrect actions of mankind, it was felt the need to act and search for strategies that can help the environment to survive and be protected. One way found to do that was the offer of green products by companies and consumed of those same products. The objective of this dissertation, is in a way, to identify which are the motivations and barriers to the consume of green products in the food sector by the diverse number of consumers. The data was achieved by an online survey that was shared over Facebook and e-mail. The results shown that exists four different segments of consumers. In first place the "environmentalists", which their main motivation to the consume of green products it's the moral obligation and the main barrier is the lack of information about the characteristics of the products. In second place the "carefree people", which they refer as the main motivation is the fact that the products are healthy and the main barrier the price. The "pseudo-environmentalists" are not motivated particularly, as well as they don't show preference for any barrier. For last, looking in the "friend, but only a few times" segment, we can see all the variables that are motivational factors for the consume of these products and the highlight barrier is the price.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Helena
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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