Document details

Relatório de estágio realizado na Escola Secundária José Gomes Ferreira

Author(s): Silva, Maria Inês Vaz do Rego Pacheco

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11540

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Professor estagiário; Gestão da sala de aula; Educação Física; Processo de ensino-aprendizagem; Desenvolvimento da Educação Física; First year teacher; Class management; Physical Education; Teaching-learning process; Physical education development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Para a grande maioria dos professores, tornarem-se melhores profissionais passa pelo alcance máximo de sucesso pelos seus alunos (Guskey, 2002), sendo este o principal foco deste relatório. A interligação entre as quatro áreas de intervenção do estágio pedagógico, permite potencializar cada uma. A reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto professora estagiária tendo em conta um sentimento de auto-eficácia positivo (Jardim & Onofre, 2009) e uma inteligência emocial (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013) foi fundamental para contribuir para uma gestão correta da sala de aula através do modelo ecológico (Hastie e Siedentop, 1999) em conjunto com as 4 dimensões de uma intervenção pedagógico de sucesso (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Tornando-se essencial entender a evolução e as diferenças entre os alunos por ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o trabalho do professor, começa muito antes do espaço de sala de aula (Fentermacher & Soltis, 1986). A comunidade escolar da Escola Secundária José Gomes Ferreira, compreende que a disciplina tem benefícios educacionais, mas nem sempre a consegue suportar. Assim, é necessário promover experiências positivas no 1º ciclo, de forma a desenvolver atitudes positivas face à Educação Física.

For the majority of teachers, becoming better professionals reflects in the maximum success for their students (Guskey, 2002), making it the main focus of this report. Connecting the four areas of the pedagogical training teacher program, allows to strengthen each one. The reflection about the personal and professional devolpment while a training teacher, having a positive sense of self-efficacy (Jardim & Onofre, 2009) and a emocial intelligence (Mouton, Hansenne, Delcour & Coles, 2013), was fundamental through the first year, contributing to a correct class management through the ecological model (Hastie e Siedentop, 1999) along with the dimensions of a pedagogical success intervention (Sidentop, 1983; citado por Onofre, 1995). Therefor, the teachers work, begins long before the classroom (Fentermacher & Soltis, 1986). The José Gomes Ferreira High School community, understant the education benefits of the subject but can’t support it. Therefore, its necessary to promote positive experiences in the primary education so that students develop positive attitudes about Physical Education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferro, Nuno Alberto Secura; Chorão, Maria Filomena Caeiro Rosado Bastos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents