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A gestão do desempenho como prática de implementação participada de um plano estratégico: o caso do Banco de Moçambique

Author(s): Nunes, Artur Francisco Vital Pereira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/11613

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Plano estratégico; Avaliação de desempenho; Resultados; Banco de Moçambique; Descentalização; Cultura de gestão em África; Strategic plan; Performance appraisal; Results; Mozambique Central Bank; Empowerment; Management culture in Africa


Description

Dissertação de Mestrado em Políticas Desenvolvimento dos Recursos Humanos

Como a maioria das organizações modernas, os Bancos Centrais necessitam de reforçar uma cultura orientada a resultados, na qual o valor gerado para os principais stakeholders do Banco Central se mede a partir de resultados tangíveis. Nos dias de hoje, é fundamental que o Banco Central consiga desenvolver processos internos que assegurem o desdobramento e responsabilização por objectivos por parte dos seus recursos humanos, fomentando algum grau de descentralização de poder e levando as pessoas a participar activamente nos esforços da organização para alcançar os resultados desejados, o que remete para processos de avaliação e feedback de objectivos, actividades e competências eficientes e eficazes. No entanto, em culturas mais colectivistas e com elevada distância ao poder, onde a liderança tende a ser muito autocrática, frequentes em África, a implementação bem sucedida de práticas de gestão participativa, com avaliação, feedback e responsabilização, é um enorme desafio. Todavia, o Banco de Moçambique tem conseguido implementar estas práticas através de um sistema de gestão do desempenho implementado em ligação ao seu plano estratégico, demonstrando que é possível uma grande organização da África lusófona levar a cabo as mudanças culturais necessárias para responsabilizar os seus activos humanos por resultados.

As the majority of modern organizations, Central Banks need to reinforce a results driven culture through delivering tangible results to main organizational stakeholders. Nowadays, the development of internal processes by the Central Bank which enables organization to address objectives and responsibilities to their human resources is vital, practicing some degree of empowerment and engaging people in the efforts to accomplish the desired results. An effective and efficient evaluation and feedback of objectives, activities and behaviours of employees is crucial, in order to achieve the organization main goals. However, in collectivist and high power distance cultures, with autocratic leadership styles, very common in Africa, the successful implementation of participative human resources management practices evolving evaluation, feedback and empowerment, is a huge challenge. Nevertheless, the Mozambique Central Bank is implementing with success a performance management system of their human resources linked with their strategic plan, showing that is possible for a large organization in an African Portuguese speaking country to change culture in order to support the progressive empowerment and results accountability of their human resources assets.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palma, Patrícia
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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