Author(s): Alegria, João Pedro Duarte Nunes do Amaral
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12405
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Plano de Negócios; Nicho de Mercado; Biomassa; Business Plan; Niche Market; Biomass
Author(s): Alegria, João Pedro Duarte Nunes do Amaral
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12405
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Plano de Negócios; Nicho de Mercado; Biomassa; Business Plan; Niche Market; Biomass
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
O presente projeto propõe a expansão de negócio da empresa Clean Forest, que se dedica sobretudo à comercialização de biomassa florestal, no sentido de a tornar mais competitiva tendo em conta o mercado onde opera. Para esse efeito prevê-se a introdução de um novo produto através de uma estratégia de diferenciação. Para a implementação da referida estratégia, será necessário uma série de alterações na atual estrutura da empresa, nomeadamente na sua imagem, nos mecanismos de comunicação com clientes, nos processos de produção, equipamentos e também modificações estruturais. Com efeito, para tal, o investimento a realizar é de cerca de 2.000.000 euros, sendo mais significativo o custo relacionado com a aquisição de novos equipamentos. O rigor e o detalhe técnico que presidiu à elaboração do presente projeto assente em investigação e na colaboração de diversos elementos, permite afirmar que se trata de um projeto de investimento viável. Todas as conclusões são suportadas por exercícios de resultados económico-financeiros, mesmo equacionando os cenários mais pessimistas.
This project proposes the expansion of Clean Forest, a company dedicated primarily to the sale of forest biomass. The main purpose is to transform Clean Forest into a competitive unit that deals with niche markets. To achieve this purpose, one of the main measures to be undertaken will be the introduction of a new product through a differentiation strategy. To implement the strategy, a series of changes in the current structure of the company will be required, particularly in its image, in the mechanisms of communication with customers, production processes, equipment and structural changes. For such changes, around 2.000.000 euros will be the minimum to invest, being more significant the cost related to the acquisition of new equipment. The accuracy and the technical detail that characterize the project based on research and collaboration of various elements, show that it is an acceptable one. Therefore, the credibility and viability are effective. All findings are supported by economic and financial results, even when equated the most pessimistic scenarios.