Document details

O caminho para uma nova agenda securitária- contributos do neorrealismo -

Author(s): Freitas, João Pedro Lopes Teixeira de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12673

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Neorrealismo; Reformismo-Teórico; Praxis Securitária; Lógica Sistémica-Bipartida; Segurança-Humana; Ameaças Emergentes; Hobbes; Waltz; Spykman; Geopolítica; Anarquia Estrutural; Binómio-de-Segurança


Description

Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais - Especialização em Segurança e Informações

Para compreendermos a construção de uma Nova Agenda Securitária, e os respectivos potenciais contributos que o neorrealismo e, por acréscimo, que o realismo neoclássico têm a oferecer na mesma, devemos entender e apreender novos conceitos como, por exemplo, o da Segurança Humana, como processos analíticos descritivos e conceitos prescritivos ao mesmo tempo; como duas imagens sobrepostas. O Século XXI é marcado por uma materialização de diversos paradigmas que incorporam não só uma evolução complexa a nível de consciência social e política a nível internacional como integram também, em conjugação com essa evolução de consciência, diversos avanços técnicos e tecnológicos que eram apenas imaginados pela criatividade de alguns escritores há meros 20 anos. Estes paradigmas trouxeram e trazem alterações indeléveis à dinâmica interna e externa dos estados e às suas respectivas projecções securitárias. Seja no que concerne à análise, resposta ou doutrina, a digitalização da ameaça, em junção com a compreensão alargada e percepção unificada da existência efectiva de ameaças ecosistémicas (como exemplificado por Peter Stoett), levou a um novo e aprofundado entendimento multidimensional da Segurança. Este novo entendimento deve levar forçosamente a uma reforma, ou actualização, da Segurança (o conceito) e das propostas materiais (a praxis securitária) que esta deve conter. Achamos, assim, que o neorrealismo (e, de certa forma, o realismo neoclássico) tem um contributo de inegável relevo a oferecer nesta transformação e reavaliação, tanto teórica como prática, das prioridades securitárias e da agenda que estas devem ocupar.

Estabelecendo-se um binómio analítico entre o modelo clássico de Segurança e o modelo de Segurança Humana, ascende-se a um desenvolvimento subsequente de agendas securitárias mais adaptáveis e moldadas à realidade hodierna transnacional, que eventualmente garantirão condições de crescimento e desenvolvimento de novas relações de interdependência; reduzindo talvez as tendências hostis (maximalistas, de guerra portanto) mesmo no contexto da estrutura anárquica do sistema internacional – ao momento considerado, possivelmente, como sistema transnacional. Tal significa que a segunda componente da realização securitária holística teorizada por Thomas Hobbes poderá ser aproximada, elevando os estados a um novo patamar de Agendas, ou políticas públicas, de Segurança. Tudo consistindo num processo e entendimento neorrealistas, de base Waltziana mas dotados de reformas teóricas adequadas, a exercer o aproveitamento de conceptualizações das teorias críticas e a integrar parte das suas postulações na lógica sistémica bipartida proposta nesta Tese. Desta forma, integramos também a formulação de agendas securitárias num processo analítico e prescritivo tipicamente geopolítico – essencial a uma adaptabilidade das agendas à natureza volátil (e estrutural) das ameaças emergentes que abordaremos em detalhe na Tese.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Marcos Farias
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents