Document details

Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa

Author(s): Rocha, Ruben Nave

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12701

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): branding de lugares; branding; marketing de locais; marketing de cidades; atração de investimento; cidade startup; Lisboa; place branding; place marketing; city marketing; investment attraction; startup city; Lisbon


Description

Mestrado em Marketing

O place branding é um conceito bastante recente na área do marketing e, apesar do crescente número de publicações ainda procura uma definição e modelo de aplicação consensual. Devido à complexidade dos locais, considerando as várias dimensões e os mais variados stakeholders envolvidos torna-se uma tarefa difícil definir uma estratégia de marketing e branding para os mesmos. Como tal, o presente trabalho aborda a evolução do conceito e um conjunto de dimensões sugeridas por Kavaratzis (2009), sobre as quais os gestores das cidades devem agir, servindo também de comparação com o caso da cidade de Lisboa. Os resultados revelam que existe uma crescente importância na criação e gestão de uma marca da cidade de Lisboa, ainda que de forma embrionária, algo que não foi impeditivo de alcançar os objetivos propostos pela gestão da Câmara Municipal.

Place branding is a quite recent discipline in the marketing area, and despite the growing amount of publications there is still a lack of a conclusive definition or framework about the theme. Due to the complexity of places, considering the many dimensions and stakeholders involved it becomes a difficult task to plan a marketing and branding strategy to places. As such, this work takes on the evolution of the concept and a group of dimensions sugested by Kavaratzis (2009) upon which city managers should act on, being also used to analyze the case of the city of Lisbon. Results reveal that there is a growing importance given to the creation of a brand to the city of Lisbon, yet still on a embryonic level, something that seemed to have not been an obstacle to the objetives proposed by the City Council management.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santiago, Joanna Silveira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents