Author(s):
Rodrigues, Célia Felícia Belim
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12746
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Primeira página; Imagem; Jornalismo impresso; Conteúdo; Forma; Newsmaking; Gatekeeping; Atenção mediática; Agenda; Semiologia; Front page; image; Printed journalism; Content; Form; Newsmaking; Gatekeeping; Media attention; Agenda; Semiology
Description
Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Ciências da Comunicação
A primeira página da imprensa é, por delegação social, o rosto do mundo que empresta imagens às mentes e à sociedade. Naquela, as lógicas de newsmaking e de estetização vulcanizam-‐se ao mais alto nível, pois é nela que o jornal grita mais e condensa o topo da sua pirâmide informativa. Como objetivo geral, propomos-‐nos a identificar e perceber a imagem da primeira página da imprensa portuguesa, concretamente dos periódicos Correio da Manhã e Diário de Notícias, no século XXI, nos seus desdobramentos de imagem do mundo, visual (textual, icónica e plástica) e mental. Analisamos conteúdo e forma numa intenção holística de entendimento. Dentro da moldura semiológica e dos estudos do emissor, apoiamo-‐nos numa metodologia mista, para, entre outros propósitos, fazer falar o corpus, para identificar os valores (semiológicos, noticiosos e sociais), para perceber as lógicas de decisão dos profissionais que actuam na criação de imagens. Construímos e testamos um modelo sobre a atenção da primeira página ao conteúdo e à forma. Entre as conclusões, anotamos na atenção ao conteúdo que, consoante, o tema, há variação no impacto das variáveis consideradas, que a atenção dedicada à forma aumenta com a personalização do evento, a prática de “good news is good news”.
The front page of the press is, by social delegation, the face of the world that lends images to the minds and society. Dynamics of newsmaking and aesthetization reach the highest level in this page since it is here that the newspaper screams more and condenses the top of its informative pyramid. As a general goal, we proposem to identify and understand the image of the front page of the Portuguese press, particularly of Correio da Manhã e Diário de Notícias, in the twenty-‐first century, in its dimensions of image of the world, visual image (textual, iconic and plastic) and mental one. We analyse contente and form in a holistic intention of understanding. Within the framework of Semiology and communicator’s studies, we support our investigation in a mixed methodology, for, among other purposes, to make the corpus talk, to identify values (semiological, news and social ones), to realize the logics of decision of professionals that create media images. We´build and test a model on the media attention to contente and form. Among the findings, we note that depending on the theme (content), there is variation in the impact of the variables considered, the attention to form increases with customization of the event, the practice of "good news is,,good news".