Author(s):
Antunes, Maria do Rosário Cramez
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12766
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Empreendedorismo; Identidade; Formação; Competências; Entrepreneurship; Identity; Training; Competences
Description
Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
O contexto português está a sofrer uma das maiores crises económicas dos últimos tempos, com o desemprego a aumentar de uma forma galopante. Neste contexto, o empreendedorismo assume um papel crucial na resposta a esta problemática. Neste sentido, é crucial que se criem práticas de empreendedorismo capazes de dotar os indivíduos com competências que os capacitem a dinamizar e a potenciar a sua região com projetos sustentáveis e capazes de prosperar. Vários estudos sugerem que a educação para o empreendedorismo não garante resultados visíveis no contexto real, realçando a necessidade dos programas formação de empreendedorismo que se foquem numa perspetiva mais prática. Neste sentido, este estudo explora de que forma é que a identidade empreendedora se constrói através de um programa estratégico de empreendedorismo e desenvolvimento local. Os resultados suportam que, num contexto rural e de criação de novos negócios, os participantes são desafiados a lidar com o desenvolvimento da identidade empreendedora. Baseado nos resultados, o estudo sugere que um programa de empreendedorismo estratégico e desenvolvimento local quando aliado com a aprendizagem prática é capaz de desenvolver competências empreendedoras determinantes para a identidade empreendedora dos participantes
The Portuguese context is undergoing one of the biggest economic crises of recent times, characterized by a fast increase of the unemployment rate. As such, in this context, entrepreneurship may play a key role as an answer to this problem. Considering this, it is crucial to create entrepreneurship practices capable of providing individuals with the right set of skills that allow them to boost and enhance their region throughout sustainable and long lasting projects. Several studies suggest that entrepreneurship education does not guarantee visible results in the real context, stressing the need for entrepreneurship training programs that focus on a more practical perspective. Thus the present study aims to analyse the effects of a Strategic Entrepreneurship and Local Development program that aimed at building the entrepreneurial identity. The results support the idea that in a rural with the need to create new businesses context, individuals are challenged to deal with the development of the entrepreneurial identity. Based on the results, the study suggests that a strategic entrepreneurship and local development training program, when combined with practical learning, is able to develop entrepreneurial skills that are determinant for the development of the entrepreneurial identity of these individuals.