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O valor dos selos de certificação ética e de sustentabilidade

Author(s): Smith, Catarina Margarida Vicente da Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12775

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): disposição a pagar; consumo ético; comércio justo; chocolate; selos de certificação ética,; selos de sustentabilidade; willingness to pay; ethical consumption; fair trade; eco-labels; sustainability labels


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

O objetivo do presente estudo é determinar o valor dos selos de Certificação Ética e de Sustentabilidade (CES), concretamente, qual o prémio que os consumidores estão dispostos a pagar pelos selos CES no chocolate, considerando diferentes variáveis de controlo (itens relativos ao gosto e consumo de chocolate e atributos valorizados; preocupações de ética e sustentabilidade, valores pessoais e caraterísticas sociodemográficas). Para a obtenção dos dados, foi efetuado um questionário autoadministrado a uma amostra de 645 participantes. O estudo conclui que a presença de um selo CES no chocolate é determinante na disposição a pagar (WTP) pelo produto, assim como as variáveis "Sexo (mulheres)" e a presença de "Crianças no agregado". O chocolate com selos CES vale, em média, mais 9% comparativamente ao chocolate sem certificação.

The aim of this study is to determine the value of the Ethics and Sustainability Certification labels (CES), in particular, the premium that consumers are willing to pay for CES labels in chocolate, considering different control variables (items related to taste and chocolate consumption and valued attributes, ethics and sustainability concerns, personal values and socio-demographic characteristics). To obtain the data, a self-administered questionnaire was applied to a sample of 645 participants. The study concludes that the presence of a CES label in chocolate is determinant in the willingness to pay (WTP) for the product, as well as the variables "Sex (woman)" and the presence of "Children in the household". Chocolate with CES labels worth, on average, 9% more compared to uncertified chocolate.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, Pedro Verga
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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