Document details

Aplicação da teoria da cointegração ao teste da hipótese de expectativas racionais na estrutura por prazo das taxas de juro.

Author(s): Oliveira, Pedro Miguel Domingos Duarte de

Date: 1997

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12868

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): ADF recursivo; Cointegração multivariada; Estrutura por prazo de taxas de juro; Expectativas racionais; Quebra de estrutura; Vectores autoregressivos; Change in DPG; Multivariate cointegration; Rational expectations; Recursive ADF; Term structure of interest rates; VAR process


Description

Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão

A formulação da hipótese de expectativas racionais no contexto da estrutura por prazo das taxas de jure possui diversas variantes que, num cenário de neutralidade face ao risco por parte dos investidores, sao mutuamente exclusivas. Demonstra-se, no entanto, que quando se admite a existência de aversão ao risco e possível compatibilizar as diversas abordagens, proporcionando uma expressao universal para exprimir a hlpótese em causa. Com base quer nessa expressão, quer na constatação de que as taxas de juro à vista nos EUA revelam uma trajectória comum durante o período compreendido entre Dezembro de 1946 e Fevereiro de 1991, aplicamos os testes de cointegração de Johansen por forma a testar a hipótese de expectativas racionais. Embora OS testes a priori lhe sejam favoráveis, o facto e que o sistema autoregressivo de suporte sofre de rna especificação(detectam-se fortes indícios de autocorrelação nos termos de perturbação de cada equação) colocando em causa a inferência estatística efectuada. Dado que o nosso objectivo central é averiguar a validade empirica da hipótese supra mencionada, procuramos contornar este problema introduzindo variáveis artificiais que captem possiveis alterações nos processes de geração dos dados e aplicando testes de raízes unitarias e de cointegração de acordo com a abordagem de Engle e Granger mas robustos a ocorrência de uma quebra de estrutura no comportamento estocastico das variáveis em causa. Os respectivos resultados apontam no sentido de não se rejeitar a hipótese de expectativas racionais, além de que permitem estimar de forma consistente os efeitos sobre os prémios de risco decorrentes da mudança de regime de política monetária em Outubro de 1979.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barata, Nuno Cassola
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents