Document details

Plano de Marketing- Dona's Origens do Ocidente

Author(s): Rocha, Catarina Macieira Condeixa da Conceição

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/12914

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Plano de Marketing; Marca; Capital da Marca; Notoriedade da Marca; Identidade da Marca; Pirâmide de Qualidade; Marketing Plan; Brand; Brand Equity; Brand Awareness; Brand Identity; Brand Resonance Pyramid


Description

Mestrado em Marketing

Este Trabalho Final de Mestrado tem como objectivo principal a formulação de um plano de marketing para a marca "Dona's, Origens do Ocidente" com foco no aumento da notoriedade da marca junto dos consumidores portugueses, bem como aumentar as suas vendas em 15% até ao fim do ano de 2017. A "Dona's, Origens do Ocidente", é uma marca de produtos gourmet tradicionais portugueses inserida no mercado agroalimentar desde 2015. A marca não fabrica qualquer produto do seu portfólio, apenas procurou junto dos melhores produtores de cada região selecionar os melhores produtos para oferecer aos consumidores com o selo da sua marca própria. Para a elaboração deste plano de marketing e de forma a atingir os objetivos referidos acima, a metodologia utilizada seguiu os primeiros passos de Action Research. Os dados primários foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e informal com a proprietária da marca, de um inquérito presencial aos clientes no dia da inauguração da loja e de um questionário online divulgado nas redes sociais, com o objetivo de ajudar na realização da análise interna. Os dados secundários foram usados para ajudar na análise externa, que após a sua realização procurou estabelecer as estratégias e as táticas de marketing a seguir para atingir os objetivos visados. Desta análise foi então concluído, que a comunicação da marca deve ser cuidada pois tem um grande impacto no desenvolvimento e projecção da mesma, uma vez que ainda é muito pouco conhecida.

This Final Master Project has as its main goal the formulation of a marketing plan for the brand "Dona's, Origens do Ocidente" focusing on increasing the brand's awareness near Portuguese consumers as well as growing, and a 15% sales increase until the end of the year 2017. "Dona's, Origens do Ocidente" is a brand of gourmet tradicional Portuguese products established in the agrifood market since 2015. The brand doesn't produce the goods it sells. Instead it offers to consumers the best products each region has under its unique label. The making of this marketing plan addressed to reach the objectives defined here above used the initial steps of an Action Research methodology. The primary data was obtained from the results of a semi-structured and informal interview with the brand owner, an inquire to the clients done at in the opening day of the shop and an online inquire conducted in social media networks. Secondary data was used to support external audit. Onde finished, the external audit allowed the establishment of marketing strategies and tactics that should be followed to accomplish the viewed goals. With this analysis it can be concluded that the brand's communication should be treated carefully as it has a great impact on its development, since it is yet quite unknown.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santiago, Joanna Silveira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents