Author(s):
Neves, Anabela Figueira Chastre
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13050
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Capital Psicológico Positivo; Auto-eficácia; Esperança; Optimismo; Resiliência; Formação em Auto-Liderança; Psychological Capital; Self-efficacy; Hope; Optimism; Resilience; Self-Leadership Training
Description
Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Este estudo analisa o impacto da formação em auto-liderança no capital psicológico (auto-eficácia, esperança, optimismo, resiliência). Para tal, foi assente na hipótese de que a formação em auto-liderança teria um impacto positivo sobre o capital psicológico dos trabalhadores ao longo do tempo. A fim de testar as nossas hipóteses realizámos um estudo de campo longitudinal quasi-experimental, com 34 empregados de uma empresa Portuguesa de Handling. Os resultados das análises de medidas repetidas apoiaram as nossas hipóteses iniciais, embora apenas para a resiliência e optimismo. Para ambas as variáveis a formação em auto-liderança demonstrou um impacto positivo ao longo do tempo. No entanto, para o caso da auto-eficácia e esperança não foi encontrado nenhum efeito da formação em auto-liderança. No geral, esta pesquisa contribuiu para ganhar mais conhecimento sobre o papel que a formação em auto-liderança desempenha no desenvolvimento do capital psicológico dos trabalhadores. Além disso, são discutidas as implicações deste estudo para a literatura e a prática destas intervenções aumentarem tal capital.
This study examines the impact of self-leadership training on psychological capital – (self-efficacy, hope, optimism, resilience). We hypothesized that self-leadership training would have a positive impact on the psychological capital of workers over time. In order to test our hypotheses, we conducted a quasi-experimental longitudinal field study with 34 employees of a Portuguese handling organization. The results from a repeated measures analysis supported our initial hypotheses only for resilience and optimism. For both of these variables self-leadership training was found to have a positive impact over time. However, for the case of self-efficacy and hope no effect of self-leadership training was found. Overall, this research contributes towards gaining more insights into the role that self-leadership training plays in the development of workers psychological capital. Furthermore, the implications of this study for the literature and practice on and of these interventions that increase such capital are discussed.