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A relevância dos níveis de divulgação de informação das empresas cotadas portuguesas

Author(s): Afonso, Patrícia Daniela Tremoço

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13108

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): IAS 1; Índice de Divulgação; Relevância; Divulgação obrigatória; Empresas cotadas portuguesas; Disclosure Index; Value-Relevance; Mandatory Disclosure; Portuguese listed firms


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Este estudo pretende analisar se a informação contabilística que é divulgada nas notas anexas é, ou não, relevante para as empresas cotadas portuguesas. Para isso, foi construído um Índice de Divulgação, segundo Gaio & Mateus (2014), e foram utilizados os Modelos Simples do Preço (Ohlson, 1995) e do Retorno (Easton & Harris, 1991) e os Modelos Estendidos do Preço e do Retorno (Alfaraih & Ianezi, 2011) para analisar a relevância da informação divulgada. Os resultados sugerem que, em média, as empresas cotadas portuguesas divulgam cerca de 80% dos itens exigidos pela IAS 1, e que, por si só, o nível de divulgação não é relevante, ou seja, o mercado não valoriza se uma empresa divulga mais ou menos informação. No entanto, o nível de divulgação aumenta a relevância do Book Value per Share (BVPS), ou seja, empresas com um nível de divulgação mais elevada apresentam informação mais relevante em termos de BVPS.

This study intends to analyze if the accounting information disclosed in the accounting notes is value-relevant, to the portuguese listed firms. For that, was constructed one Disclosure Index according to Gaio & Mateus (2014) and were used the Simple Models of Price (Ohlson, 1995) and Return (Easton & Harris, 1991) and the Extended Models of Price and Return (Alfaraih & Ianezi, 2011), to analyze the relevance of the disclosed information. The results suggest that, in average, the Portuguese listed firms disclose around 80% of the items required by IAS 1 and that, by itself, the level of disclosure is not relevant, in other words, the market does not value if a firm disclose more or less information. However, the level of disclosure increases the value-relevance of the Book Value Per Share (BVPS), that is, firms with higher disclose level present information more value-relevant in terms of BVPS.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Cristina Martins da
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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