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A cultura de aprendizagem na Sovena

Author(s): Agostinho, Inês Santos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13116

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): cultura organizacional; aprendizagem organizacional; conhecimento; formação; desenvolvimento; Grupo Sovena; estudo de caso; organizational culture; organizational learning; knowledge; training; development; Sovena Group; case study


Description

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

O objetivo principal desta dissertação é compreender a cultura de aprendizagem da Sovena, e em particular: como a organização aprende? Por que meios? Qual a importância da formação e do desenvolvimento? Como esse conhecimento/aprendizagem são disseminados pela organização? Foi escolhida a estratégia de estudo de caso e foram utilizadas técnicas de recolha de dados: análise documental, entrevistas e observação de cariz etnográfico. A análise documental incluiu relatórios organizacionais, planos de formação, códigos de conduta, carta de ética e website do Grupo. Posteriormente foram realizadas 13 entrevistas e foram feitas 8 observações. Os resultados indicam uma ampla gama de mecanismos de conhecimento utilizados pela empresa: formação formal, coaching e mentoring, e outros mecanismos de compartilhamento e disseminação de conhecimento. A organização possui uma cultura de aprendizagem forte, misturando o velho com o novo, e a tradição com inovação e revolução. De fato, pode-se dizer que a cultura de aprendizagem na organização pode ser definida como uma família, o que não foi descrito na revisão da literatura.

The main objective of this dissertation is to understand Sovena's learning culture, and in particular: how does the organization learn? Through which ways? How important is training and development? How is this knowledge/learning disseminated in the organization? A case study strategy was chosen, and several data collection techniques were used: document analysis, interviews, and ethnographic observation. Documents included organizational reports, training plans, codes of conduct, ethics letter and the Group's website. Subsequently 13 interviews were carried out and 8 observations were made. Results indicate a wide range of knowledge mechanisms used by the company: formal training, coaching and mentoring, and other knowledge sharing and dissemination mechanisms. The organization possesses a strong learning culture, blending the old with the new, and tradition with innovation and revolution. In fact, it can be said that learning culture in the organization can be defined as a family, which has not been described in literature review.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, Jorge
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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