Document details

Fatores socioculturais na formação ao longo da vida:um estudo sobre a aprendizagem das Tecnologias da Informação e da Comunicação em populações 50+

Author(s): Páscoa, Gina Maria Gouveia

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13214

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Envelhecimento; TIC; Bem-estar mental; Bem-estar social; Política Social; Ageing; ICT; Mental well-being; Social well-being; Social policy


Description

Tese de Doutoramento em Ciências Sociais na Especialidade de Política Social

A atual Sociedade da Informação e do Conhecimento é também uma sociedade do envelhecimento. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), em particular o computador e Internet, e o envelhecimento populacional, são duas tendências que merecem ser analisadas. Atualmente os jovens estão preparados para utilizar as TIC. No entanto, as gerações mais velhas não realizaram esta aprendizagem e estão a viver num contexto sociocultural simultaneamente digital e envelhecido. Tendo em consideração o facto do distrito de Castelo Branco apresentar um dos índices de envelhecimento mais elevados de Portugal e estando as TIC cada vez mais presentes no quotidiano, afigura-se pertinente a realização neste distrito, desta investigação que tem como objetivo identificar os fatores socioculturais que influenciam e condicionam a opção pela aprendizagem das TIC e conhecer os impactos desta aprendizagem no Bem-estar (mental e social) ao longo do processo de envelhecimento. Os dados foram recolhidos em 5 Universidades Seniores deste distrito através de um inquérito por questionário que envolveu 374 cidadãos (50 e mais anos) e de entrevistas semiestruturadas a 5 Diretores, 5 Professores de TIC e 10 Participantes que já frequentaram uma formação em TIC nas respetivas Universidades Seniores. A análise e tratamento dos dados permitiram verificar que a necessidade de comunicação, a socialização, o combate ao isolamento e a manutenção da atividade intelectual são os principais fatores socioculturais que influenciaram a aprendizagem das TIC nestes participantes. O exercício da memória e das aptidões intelectuais, a participação e inclusão na sociedade digital, o sentimento de modernidade e a diminuição da solidão foram os impactos no «Bem-estar mental» e no «Bem-estar social» mais evidenciados. Estes resultados mostram que é necessário implementar políticas sociais que permitam a produção e disseminação de recursos educativos digitais inseridos numa estratégia metodológica educacional visando a promoção de ações de aprendizagem ao longo da vida que permitam uma adequada inclusão digital e social

The current Information and Knowledge Society is also an ageing society. Information and Communication Technologies (ICT), particularly the computer and Internet, and the ageing population, are two trends that deserve to be analyzed. Currently young people are prepared to use ICT. However, the older generations did not realize this and are learning to live in both digital and aged sociocultural context. Taking into account the fact that the district of Castelo Branco present one of the highest aging index of Portugal and being ICT increasingly present in daily life, it is appropriate to the achievement of this district, this research which aims to identify the sociocultural factors that influence and determine the choice of ICT learning and know the impact of this learning in the Well-being (mental and social) throughout the ageing process. The data were collected in 5 Universities Senior this district through a survey involving 374 citizens (50 and over) and interviews were conducted semistructured 5 Directors, 5 ICT Teachers and 10 Participants who have attended training in ICT in the respective Universities Senior. The analysis and processing of data allowed to verify that the need for communication, socialization, combating isolation and maintenance of intellectual activity are the main sociocultural factors influencing learning of ICT in these participants. The exercise of memory and intellectual abilities, participation and inclusion in the digital society, the sense of modernity and decreased loneliness were the impact on «Mental well-being» and «Social well-being» more evident. These results show that it is necessary to implement social policies is to enable the production and dissemination of digital educational resources entered an educational methodological strategy aimed at promoting learning actions lifelong enabling an appropriate digital and social inclusion

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents