Author(s):
Silva, José Miguel Mendes Freitas
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/13971
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Morfologia; Tecido urbano; Morfogénese; Património; Edificado monumental; Morphology; Urban fabric; Morphogenisis; Heriatage; Monumental building
Description
Tese de Doutoramento em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor.
A investigação aborda a temática da evolução morfológica dos tecidos urbanos na sua relação particular com o edificado monumental. A tese, neste contexto específico, tem como objectivo compreender como se transforma, cria e inventa sistematicamente o património urbano ao longo tempo. Pretende-se construir um quadro crítico de processos implementados, que, de um ponto de vista teórico, seja possível de transpor para a intervenção patrimonial portuguesa de hoje. Metodologicamente, o estudo estabelece uma análise contextual e reconstrutiva das sucessivas fases que compõem a dinâmica morfológica dos sítios patrimoniais. A abordagem aos casos de estudo centra-se na leitura crítica de múltiplas operações de produção e transformação do tecido urbano, compreendidos na ideia de invenção criativa dos lugares patrimoniais e organizados de acordo com a sua concepção e aplicação prática. Complementarmente, são abordados os conceitos e processos aplicados na intervenção patrimonial japonesa, como contraponto às lógicas defendidas no ocidente, particularmente em Portugal. Este trabalho pretende demonstrar diferentes tipos de acções criativas no processo de produção e transformação do património urbano, para, constituir uma ferramenta prática de apoio ao exercício de projecto; e crítica às noções correntes de salvaguarda do património urbano. Como hipótese afirma-se assim que o património urbano é um produto resultante de um processo criativo de invenção. Ou seja, é uma identidade criada pelo homem que resulta de um processo construtivo, sedimentado e nunca estagnado. Desta forma, acrescenta-se ao tema da conservação do tecido urbano um sentido de intervenção contínua, demonstrando que é possível, na actualidade, adicionar novas etapas, formas e valores identitários ao processo evolutivo do espaço urbano. Restaurando, assim, a sua utilidade sem perda da especificidade histórica.
ABSTRACT: The theme addresses the issue of the morphological evolution of the urban fabric in particular its relationship with the monumental buildings. The main goal of the theses, in this specific context, is to understand how the urban heritage was systematically transformed, created and invented to build a critique table of processes implemented that, from a theoretical point of view, can be transpose to the Portuguese heritage intervention of today. Methodologically, the study establishes a contextual and reconstructive analysis of the successive stages that make up the morphological dynamics of the heritage sites. The approach to the case studies focuses on the critical reading of multiple operations of production and transformation of the urban fabric over time, understood as examples of the creative invention of the heritage sites, organized according to their design and practical application. Complementarily, the concepts and processes applied in the Japanese patrimonial intervention are approached as a counterpoint to the logic defended in the West, particularly in Portugal. This work aims to demonstrate different types of creative activities in the production and transformation of the urban heritage, to constitute a practical tool to support the practice of project and a critique to the current notions of urban heritage conservation. As a hypothesis it is stated that the urban heritage is a product resulting from a creative process of invention. That is, it is a man-made physical and cultural identity that results from a constructive process, settled and never stagnant. In this way, adds to the theme of conservation of the urban fabric the idea of an continues intervention in the production of the heritage sites, demonstrating that it is possible to add new steps, forms and identity values, to the evolutionary process of urban space. Thereby restoring its usefulness without loss of the historical specificity.