Document details

Transformational leadership effectiveness in implementing corporate social resp...

Author(s): Lacerda, Teresa Maria Raposo Dias de Oliveira Correia de cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/1766

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): liderança; liderança transformacional; ética; integridade; responsabilidade social nas organizações; leadership; transformational leadership; ethics; integrity; corporate social responsibility


Description
Mestrado em Marketing Do ponto de vista conceptual, a liderança transformacional tem sido apontada como fundamental para o desenvolvimento de estratégias focadas no interesse comum da comunidade, incluindo a ética como elemento necessário na análise estratégica. Estudando estas dinâmicas, podemos construir uma estrutura de análise, que incorpore as empresas como agentes principais no processo de desenvolvimento sustentável. Este trabalho de investigação tem por objectivo principal analisar o impacto que o constructo completo de liderança transformacional, com a inclusão da integridade ética, tem ao nível da implementação de estratégias de responsabilidade social. Para o efeito, foi realizado um inquérito às maiores empresas portuguesas, durante o segundo trimestre deste ano. Foram recolhidos 50 questionários preenchidos pelas empresas participantes. De acordo com as expectativas, as evidências empíricas apontaram para uma relação positiva significativa entre liderança transformacional e a orientação estratégica para a responsabilidade social. Destacando, duas das dimensões da liderança transformacional: inspiração motivacional e consideração individual como estando positivamente associadas à implementação de estratégias de responsabilidade social. Surpreendentemente, não foi encontrada qualquer relação, com significado, entre integridade ética e responsabilidade social. Estes resultados constituem argumentos que podem ser utilizados pelos investigadores para incluírem a liderança transformacional, com ênfase nas duas dimensões: inspiração motivacional e consideração individual, nos estudos que realizarem sobre responsabilidade social. Adicionalmente, os gestores podem aprender com estes exemplos e desenvolverem as suas capacidades de autênticos líderes transformacionais, incorporando a responsabilidade social como um valor estratégico fundamental no seio das suas organizações. Conceptually, transformational leadership has been appointed as an enhancer to the development of strategies focused in the common interests of a community, including ethics as a necessary ingredient to the strategic analysis. By examining these dynamics, a comprehensive framework can be withdrawn, where firms have an important role as drivers for sustainable development. This research study aims to explore the impact of the full range of transformational leadership with the inclusion of ethical integrity in determining the effect to which firms implement corporate social responsibility strategies. A survey was conducted on the second quarter of the year focusing on the largest firms in Portugal. Thus, we received data from 50 participating firms using a self-completion questionnaire. According with our expectations, empirical evidence showed that transformational leadership is significantly positive related with the firm strategic orientation to corporate social responsibility. Moreover, we found that two dimensions of transformational leadership: inspirational motivation and individualized consideration were positively associated with corporate social responsibility strategies. Surprisingly, ethical integrity was not found to be linked with the implementation of corporate social responsibility. These results will provide additional arguments for researchers to include transformational leadership, with emphasis in inspirational motivation and individualized consideration dimensions, when pursuing studies focused in social responsibility strategies. Additionally, practitioners can learn from these examples and develop themselves into authentic transformational leaders incorporating corporate social responsibility as a core strategic value inside their firms.
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Veríssimo, José Manuel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents