Author(s): Rodrigues, Rosane Aveiro de Araújo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/1804
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Actividades extracurriculares; Escola; Espaço e tempo; Família
Author(s): Rodrigues, Rosane Aveiro de Araújo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/1804
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Actividades extracurriculares; Escola; Espaço e tempo; Família
Mestrado em Desenvolvimento da Criança na variante Desenvolvimento Motor
A ocupação do tempo extra-escolar constituíu o ponto de partida desta investigação. Derivam da entrada da mulher no mercado de trabalho, consequências que atingem a gestão do tempo familiar, sobretudo o que envolve a responsabilidade pela gestão do tempo dos filhos quando não estão na escola. A angústia da família em equipar os filhos com as ferramentas essenciais para ingressarem com êxito no competitivo mercado de trabalho faz com que o tempo livre das crianças seja ocupado por atividades extracurriculares encarregadas de desenvolver as competências necessárias. Por outro lado devido à diminuição da segurança, urbanização acelerada das cidades e padronização dos modos de vida, estas mesmas atividades dependendo das características que envolvem entre outras coisas a liberdade na escolha e o prazer na sua execução, podem representar uma oportunidade de convívio com outras crianças em situação de jogo (embora supervisionado), desenvolvendo características positivas no indivíduo. Esta pesquisa investiga portanto as atividades extracurriculares praticadas por 108 crianças entre 10 e 13 anos, de uma escola particular no extremo sul do Estado da Bahia, com o objetivo de verificar quantas e quais são as atividades praticadas, quem as escolhe e quais as motivações parentais na escolha.