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Stress, satisfação com as recompensas e intenção de saída : estudo no setor da hotelaria e turismo

Author(s): Espadinha, Madalena Maria Pedroso Madeira

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/22828

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): satisfação com as recompensas; stress profissional; stress induzido pela Covid-19; intenção de saída; hotelaria e turismo; satisfaction with rewards; job stress; covid-19 induced stress; turnover intention; hospitality and tourism


Description

Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais

O presente estudo analisa a influência do nível de stress (profissional e induzido pela Covid-19) e da satisfação com as recompensas na intenção dos colaboradores em permanecer ou sair da empresa onde trabalham atualmente. O locus empírico é o setor da hotelaria e turismo, setor este que sempre apresentou graves problemas na retenção devido às condições de trabalho precárias, e um dos mais afetados pela pandemia Covid- 19. Por intermédio da aplicação de um questionário online, obteve-se uma amostra de conveniência de 234 respostas de profissionais portugueses de diferentes áreas do setor da hotelaria e turismo. A maior parte dos inquiridos são mulheres, licenciadas, solteiras, sem filhos e que trabalham por turnos. Como conclusões do estudo, destacam-se a relação negativa entre a satisfação com as recompensas e o stress, assim como a relação negativa entre a satisfação com as recompensas e a intenção de saída. Já entre o stress e a intenção de saída existe uma relação positiva. O stress profissional e induzido pela Covid-19 são variáveis mediadoras parciais da relação entre a satisfação com as recompensas (extrínsecas e intrínsecas) e a intenção de saída. Este estudo contribui para que os gestores do setor da hotelaria e turismo possam criar novas estratégias de RH ou ajustar as antigas, com o objetivo de aumentar a atratividade do setor e a sua retenção.

This study analyses the influence of the level of stress (professional and induced by Covid-19) and satisfaction with rewards one the employees’ intention to stay or leave the company where they currently work. The empirical locus is the hospitality and tourism sector, a sector that has always had serious retention problems due to precarious working conditions and one of the most affected by the Covid-19 pandemic. Through the application of a questionnaire, a sample of 234 responses from Portuguese professional from different areas of the hospitality and tourism sector was obtained. Most of the respondents are women, graduates, single, childless and shift workers. The study’s conclusions highlight the negative relationship between satisfaction with rewards and stress, as well as the negative relationship between satisfaction with rewards and intention to leave. Between stress and the intention to leave there is a positive relationship. Professional and Covid-19 induced stress are partial mediating variables of the relationship between satisfaction with rewards (extrinsic and intrinsic) and the intention to leave. This study contributes to managers in the hospitality and tourism sector create new HR strategies or adjust old ones to increase the attractiveness of the sector and its retention.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jerónimo, Helena
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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