Author(s):
Matos, Rui Manuel Neto e
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/229
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Actividade desportiva; Atenção dividida; Condução de veículos; Campo visual útil; Transfer; Visão feriférica; Divided attention; Peripheral vision; Sports practice; Young drivers; Velocidade de reacção periférica; Estratégias de pesquisa visual; Jovens condutores; Peripheral reaction speed; Visual search strategies; Useful field of vision
Description
Tese de doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Ciências da Motricidade
Este trabalho teve por objectivo verificar se a prática sistemática de jogos desportivos colectivos como, e.g., andebol ou basquetebol, altamente exigentes em termos perceptivo-motores, facilitará a aprendizagem/prática duma outra actividade, a condução automóvel, que, com a primeira, partilha diversas dessas características, tendo o campo visual útil/visão periférica, a divisão da atenção e a velocidade de reacção periférica como parâmetros de análise. A literatura dá-nos alguns exemplos de melhor visão periférica de pessoas envolvidas em desportos, em comparação com aquelas que o não estão, e melhores tempos de reacção, mas é escassa na afirmação da existência de vantagem em alguns aspectos da performance da condução. Os indivíduos praticantes de desportos colectivos, que estudámos, apresentaram maiores campos visuais úteis e capacidade de divisão da atenção do que praticantes de desportos menos exigentes a esse nível e do que não-desportistas. Foi também encontrado um efeito de transfer, do âmbito desportivo para o da condução automóvel,materializado, e.g., num menor número de estímulos luminosos periféricos não detectados por parte de desportistas, face a não-desportistas, em situação de condução automóvel em circuito fechado. Por outro lado, os atributos perceptivos estudados melhoraram com treino perceptivomotor específico em ginásio, em não-desportistas, revelando a sua treinabilidade.
The purpose of this work was to verify if the systematic practice of team-sports, like, e.g., handball or basketball, highly perceptual-motor demanding, could make it easier to learn/practice another activity, car driving, which, with the former, shares several of those characteristics, having useful field of vision,/peripheral vision, divided attention and peripheral reaction speed as analysis parameters The literature gives us some examples of better peripheral vision of sport engaged people, compared to those who are not, and better reaction times, but it’s spare in stating some advantage in certain features of driving performance. We concluded that the team-sport engaged people we studied had greater useful fields of vision and better capacity to divide attention than individual sport players and nonplayers at all. We also found a transfer effect, from sport to driving domain, as, e.g., team-sport players had a significant lower number of non-detected peripheral light stimuli, as compared to non-players, in a closed circuit driving task. Besides, useful field of vision/peripheral vision, divided attention and peripheral reaction speed got better, with the implementation of a Perceptual-motor Program, in subjects with no significant previous sport experience, revealing their trainability.