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Caracterização das sequências ofensivas no futebol juvenil : efeitos da experiê...

Author(s): Almeida, Carlos Humberto Gervásio Correia de cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2827

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Abordagem baseada nos constrangimentos; Análise do jogo; Experiência; Futebol juvenil; Jogos reduzidos; Sequências ofensivas


Description
Mestrado em Treino do Jovem Atleta O objectivo deste estudo foi caracterizar as sequências ofensivas de grupos de jovens, distintos no nível de experiência no futebol, em duas variantes reduzidas do jogo (Futebol 4 e Futebol 7). Na investigação participaram 30 jovens (11.98 – 13.83 anos), distribuídos por dois grupos, de acordo com a experiência apresentada na prática formal da modalidade. O protocolo experimental foi constituído por três sessões intercaladas por uma semana de interregno. Em cada sessão, os grupos cumpriram 10 minutos de prática por variante de jogo, com 5 minutos de intervalo entre elas. A caracterização das sequências ofensivas foi efectuada através do Sistema de Caracterização das Sequências Ofensivas, composto por indicadores de performance previamente utilizados noutros estudos. Na totalidade dos jogos disputados e em cada variante de jogo, os resultados mostraram a existência de diferenças significativas entre os grupos no desenvolvimento das sequências ofensivas, o que demonstra que a “experiência formal” é um factor relevante na formação de competências específicas em jovens praticantes. Dentro dos grupos também se obtiveram diferenças significativas entre as variantes de jogo no desenvolvimento e na finalização das sequências ofensivas. As evidências validam a proficiência da operacionalização da Abordagem Baseada nos Constrangimentos na aquisição/desenvolvimento de acções específicas dos Jogos Desportivos. The present study aimed to characterize the offensive sequences produced by different experience level groups of young soccer players in small-sided games (four-a-side and seven-a-side games). Thirty boys (11.98 – 13.83 years) were distributed per two groups according to their deliberate practice experience in soccer. The experimental protocol consisted in three independent sessions separated by one week intervals. Per session, each group performed 10 minutes in the two types of small-sided games with a 5-minute pause between them. To characterize the offensive sequences recorded it was used the Offensive Sequences Characterization System which includes performance indicators previously applied in other investigations. In all matches and in each type of small-sided games performed, results pointed out significant differences between nonexperienced and experienced groups in the development of offensive sequences. It was concluded that deliberate practice experience is a relevant factor to improve sport-specific skills in young soccer players. Furthermore, significant differences were also observed in the development and finalization of offensive sequences within each group, when comparing types of small-sided games. Evidences confirm the proficiency of operating the constraints-led approach towards skill acquisition and performance enhancing in team sports.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, António Paulo Pereira
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