Document details

O conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino da luta

Author(s): Martins, Paulo Jorge

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/286

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Luta; Didáctica; Tarefas; Treino desportivo - metodologia; Wrestling; Didactic; Coaching; Tasks; Conhecimento pedagógico do conteúdo; Pedagogic contents knowledge; Methodologies


Description

Mestrado em Gestão da Formação Desportiva

Este estudo procurou investigar as concepções dos treinadores de Luta, procurando determinar as características do seu pensamento acerca das metodologias de ensino a adoptar no processo de ensino-aprendizagem com jovens. O estudo baseou-se no modelo de Grossman (1990) sobre o conhecimento profissional para o ensino e nos quadros teóricos de Vickers (1990) e de Rink (1993)relativos ao conhecimento pedagógico dos conteúdos e aos aspectos de natureza pedagógica, implicados no processo de instrução. Caracterizou-se por assentar numa metodologia qualitativa, de estudo de caso, inquirindo-se 6 expertos da modalidade, a partir da aplicação de uma entrevista em profundidade, com base num guião semiestruturado. A análise revelou que as fontes de conhecimento profissional são diversificadas, incluindo formação académica e experiência profissional como as fontes principais de acesso ao conhecimento profissional. As concepções dos expertos apresentam evidentes similaridades acerca de aspectos essenciais da didáctica da modalidade, nomeadamente, acerca das progressões pedagógicas a adoptar, do nível de extensão, profundidade, sequência e ênfase na organização didáctica dos conteúdos. O modo de estruturação do ensino das habilidades técnicas da Luta é realizado tendo em consideração o intercruzamento entre o nível de prática dos atletas e os respectivos escalões etários. Diversos aspectos ligados ao refinamento das habilidades e às situações de aplicação são destacados nos modelos de ensino descritos. As similaridades encontradas permitem estabelecer um modelo de ensino desta modalidade, tendo-se destacado,também, as dissemelhanças que caracterizam as aproximações pessoais de cada um dos expertos.

This study aimed to investigate which are the wrestling coaches conceptions about teaching technical skills, looking to determine the thought characteristics concerning the teaching methodologies to adopt in the process of teach-learning with young wrestlers. The study was based in Grossman (1990) model of the education professional knowledge and the theoretical frame work of Vickers (1990) and Rink (1993) relative to the pedagogical content knowledge as well the pedagogical aspects implied in instruction process. It was characterized in a qualitative methodology, case study, inquiring 6 sport experts, using an depth interview, based in a semi-structuralized guide. The analysis findings pointed out the diversity of professional knowledge, including formation and professional academic experience as the principal sources to the professional knowledge access. The experts conceptions presents evident similarities evidences concerning essential wrestling didactic aspects, mainly: pedagogical progressions to adopt, the extension level, depth, sequence and emphasis in the didactic contents organization. The structure of wrestling techniques teaching abilities, is carried through having in consideration the crossed enters the athletes level and age level. Diverse refinement aspects of abilities and application situations are detached in the described teaching models. The similarities allow to establish a wrestling teaching model, having also detached, differences that characterize the personal approaches of each one of the experts.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosado, António Fernando Boleto
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents