Author(s):
Almeida, Lucilene Santos de
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2905
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Audição em dança; Carreira profissional; Comportamento motor; Dança; Experiência em dança; Habilidade motora; Memória de curto prazo; Memória span; Sucesso profissional
Description
Mestrado em Performance Artística - Dança
Parte fundamental nas capacidades de aprendizado, desenvolvimento e nas relações que são criadas, a memória humana e a sua capacidade de cognição recebem atenção de pesquisadores do mundo inteiro, com destaque para a memória de curta duração. Este estudo teve como objetivo verificar em indivíduos, nomeadamente bailarino(a)s que prestaram audições, para relacionar o desempenho destes em uma habilidade cognitiva: a memória e as experiências motoras prévias. E, a correlação entre o tempo de formação, envolvendo comportamento motor e a memória “span”. Para identificar o sucesso profissional, como resultado de empregabilidade, foram assistidas audições para o ingresso em uma companhia de dança contemporânea. E, para quantificar os níveis da memória span foram aplicados dois testes. O primeiro de memória com ações motoras em ballet clássico e o segundo de memória com ações motoras genéricas. A tarefa consistia em memorizar uma sequência de ações motoras genéricas e de técnica de ballet, em que cada etapa é acrescida mais uma ação, até um total de 12 sequências, com 12 ações motoras, num total de 78 ações motoras com 12 sequências diferentes. Resultados apontam para uma correlação entre a codificação do ballet clássico e os bailarinos(as) que possuem maior tempo de formação nesta técnica, tendo maior capacidade de memorização, tanto para as ações motoras em ballet como para as ações motoras genéricas.
Fundamental part in the capacities of learning, development and the relationships that are created, the human memory and cognition their ability to receive attention from researchers around the world, with emphasis on short-term memory. This study aimed to verify individuals, including dancers who have given hearings, to relate the performance of these in a cognitive skill: the memory and the previous motor experiences. The correlation between time of training, involving motor memory and memory span. To identify professional success as a result of employability, were attended auditions for entrance into a contemporary dance company. And to quantify the levels of memory span were applied two tests. The task consist to memorize a sequence of movements in growing share for a total of 12 with motor actions until the number of 12 motor actions in two memory span test: The first one was motor actions in Ballet and the second was with motor actions generic. Results indicate a correlation between the codification of classical ballet and the dancer (s) that have more time training in this technique, with greater storage capacity, both the motor actions in ballet as the motor actions generic.